5º Cine Verão – Festival de Cinema da Cidade do Sol: conheça os filmes selecionados

por: Cinevitor
Cena do curta paraibano O Orgulho Não é Junino, de Dimas Carvalho

A quinta edição do Cine Verão – Festival de Cinema da Cidade do Sol acontecerá entre os dias 24 e 26 de janeiro no Espaço D’Praia, em Ponta Negra, em Natal, Rio Grande do Norte. O evento é um ponto de encontro entre realizadores, profissionais do audiovisual, estudantes e apaixonados pela produção cinematográfica independente.

O festival recebeu 137 filmes, de 16 estados do Brasil, e selecionou 20 curtas que irão integrar as duas principais mostras do projeto, após a análise criteriosa da curadoria, que foi formada por: Carito Cavalcanti, artista multimídia, atuante na cena audiovisual há mais de 13 anos à frente da Praieira Filmes; Gal Florentino, comunicador, produtor e curador; Marcela Freire, publicitária, pós-graduada em cinema e crítica desde 2016; Beta Rangel, atriz e roteirista, cofundadora da Apt7 Filmes e integrante do grupo Estupenda Trupe; Érica Lima, diretora de produção na TV Universitária (RN) e apresentadora; e Kika Sena, atriz e diretora teatral.

“O processo de seleção dos filmes, realizado pela curadoria, é democrático, transparente, tranquilo e baseado em vários parâmetros técnicos, conceituais e artísticos, fundamentais para a construção de uma obra audiovisual. Além da pontuação dos filmes, o resultado final também é fruto de um debate orgânico entre os curadores onde tudo é aprofundado levando em conta também aspectos de intensa relevância que reverberam o espírito do festival, sempre antenado com as pautas sociais da contemporaneidade e com uma atenção especial para a diversidade. Tivemos uma boa quantidade de filmes inscritos nas duas mostras de forte representatividade nacional e estadual em vários gêneros cinematográficos. Foi uma disputa acirrada e ficamos muito satisfeitos com o resultado final que compõe um ótimo panorama do audiovisual atual em termos de curtas-metragens”, destaca Carito Cavalcanti, coordenador de curadoria e Júri Técnico.

A Mostra Cine Verão Brasil contará com uma seleção de dez curtas que prometem enriquecer a experiência do público através da pluralidade de produções brasileiras independentes pontuadas pelas regionalidades e relevâncias temáticas. A Mostra Cine Verão Poti, com obras de realizadores potiguares e rodados no estado do RN, contará com dez curtas da produção audiovisual potiguar contemporânea com filmes finalizados a partir de janeiro de 2022, apresentando um belo panorama das nossas potencialidades cinematográficas.

Ambas as mostras são competitivas e os filmes serão avaliados por um júri técnico, como também pelo júri popular. Serão distribuídos troféus nas categorias de direção, roteiro, direção de fotografia, montagem, atuação, direção de arte, desenho de som, trilha sonora, cartaz e melhor filme. O festival é uma realização da Pinote Produções e patrocínio da UNP, Universidade Potiguar e da Prefeitura de Natal através do Programa Djalma Maranhão.

A programação conta também com diversas atividades paralelas, como: o bate-papo Lei Paulo Gustavo: Desafios e Oportunidades na Produção Audiovisual com Arlindo Bezerra, Babi Baracho, Josenilton Tavares e Mary Land Brito, com mediação de Nathalia Santana; Estratégia de Distribuição: Ampliando o alcance do Audiovisual Independente com Beta Rangel, Anna Andrade e Isabelle Campos com mediação de Gal Florentino; e o Encontro da APAN, Associação de Profissionais do Audiovisual Negro. Além disso, o premiado longa-metragem Paloma, de Marcelo Gomes, será exibido em uma sessão especial.

Conheça os filmes selecionados para o 5º Cine Verão:

MOSTRA CINE VERÃO BRASIL

Aracati, de Veruza Guedes (PB)
Assum Preto: um grito des’da margem, de Cícero Fraga (DF)
Big Bang, de Carlos Segundo (MG)
Cabocolino, de João Marcelo (PE)
Cem Pilum: A História do Dilúvio, de Thiago Morais (AM)
Encruzilhadas do Caos, de Alexander S. Buck (ES)
Fossilização, de João Folharini (RJ)
O Orgulho Não é Junino, de Dimas Carvalho (PB)
Os Peixes Mais Lindos do Mundo, de Gabriela Pazini e Gabriel Saraiva (RJ)
Tereza e Bruno, de Rosane Gurgel (CE)

MOSTRA CINE VERÃO POTI

A Edição do Nordeste, de Pedro Fiuza
A Vigília, de Victor Ciríaco
Bege Euforia, de Anália Alencar 
Bucho de Peixe, de Johann Jean
Colchão d’água, de Livia Motta
Lia Ficou Sozinha em Casa, de Paula Pardillos
Luzidas, de Jaya Pereira e Stephanie Bittencourt
Moventes, de Jefferson Cabral
Sinais Vermelhos, de Vânia Maria e Marcia Lohss
Zumbi, de Tiago Sales

Foto: Divulgação.

Comentários