Gustavo Machado, Gero Camilo e Paulo Miklos no curta Dá Licença de Contar.
O Grande Prêmio Canal Brasil de Curtas anunciou, nesta terça-feira, 20/09, os vencedores de sua 11ª edição. Na categoria Júri Oficial, formado pelos apresentadores da casa, Dá Licença de Contar, de Pedro Serrano, premiado no Festival de Cinema de Gramado do ano passado, foi o vencedor do prêmio de 50 mil reais. Narrado em forma de flashback, o filme traz Paulo Miklos no papel do famoso cantor e compositor paulista Adoniran Barbosa.
Já na categoria Júri Popular, em votação realizada no site do canal, João Batista, de Rodrigo Meireles, foi o mais votado. O filme mostra o cotidiano de João Batista, um morador da pequena cidade de Conselheiro Lafaiete, em Minas Gerais, que parece ser apenas mais um trabalhador rural. O curta também foi premiado no Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo – Curta Kinoforum.
Depois do anúncio, os dois vencedores foram exibidos no Canal Brasil, com apresentação de Simone Zuccolotto.
Também estavam na disputa: Bajado, de Marcelo Pinheiro, vencedor do Cine PE; Castillo & el Armado, de Pedro Harres, vencedor do Festival Anima Mundi; De Profundis, de Isabela Cribari, vencedor do Festival É Tudo Verdade; Edifício Tatuapé Mahal, de Carolina Markowicz e Fernanda Salloum, vencedor do FAM (Florianópolis Audiovisual Mercosul); Eu Queria Ser Arrebatada, Amordaçada e, nas Minhas Costas, Tatuada, de Andy Malafaia, vencedor do Festival de Cinema de Vitória; Outubro Acabou, de Karen Akerman e Miguel Seabra Lopes, vencedor do Festival de Tiradentes; Quintal, de André Novais Oliveira, vencedor do Cine Ceará; Rapsódia para o Homem Negro, de Gabriel Martins, vencedor do Festival de Brasília; Roupa de Baixo, de Lara Dezan, vencedor do Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade; e Tarântula, de Aly Muritiba e Marja Calafange, vencedor Festival Curta Cinema.
Foto: Divulgação/Canal Brasil.