Diretores de fotografia da American Society of Cinematographers anunciam os indicados ao 31º ASC Awards

por: Cinevitor

silenceascLiam Neeson e Yoshi Oida em cena de Silêncio, de Martin Scorsese.

Fundada em 1919, a American Society of Cinematographers é uma organização, e não um sindicato, que reúne diretores de fotografia com a intenção de discutir técnicas e promover o cinema como uma forma de arte.

Desde 1986 realiza um prêmio anual, o American Society of Cinematographers Awards, que elege a melhor direção de fotografia em TV e cinema. Em sua primeira edição, o fotógrafo Jordan Cronenweth foi premiado por seu trabalho na comédia dramática Peggy Sue, Seu Passado a Espera, de Francis Ford Coppola.

Nos últimos três anos, Emmanuel Lubezki foi o grande campeão do ASC Awards: em 2013, por Gravidade; no ano seguinte por Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância); e em 2015 pelo drama O Regresso. Além disso, também foi consagrado em 2006 pelo filme Filhos da Esperança e em 2011 por A Árvore da Vida. Em 1999, recebeu sua primeira indicação por A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça. A vitória consecutiva de Lubezki se repetiu no Oscar.

Entre os indicados desta 31ª edição, apenas Rodrigo Prieto, do filme Silêncio, de Martin Scorsese, é veterano. Ele já foi indicado por Frida, em 2002, e O Segredo de Brokeback Mountain, em 2005. Os outros receberam uma indicação pela primeira vez.

Destaca-se também no evento, o prêmio Spotlight, criado para reconhecer a excepcional fotografia em longas-metragens que foram exibidos em poucos cinemas ou em festivais internacionais. No ano passado aconteceu um empate nessa categoria entre Adam Arkapaw, de Macbeth: Ambição e Guerra, e Mátyás Erdély, de Filho de Saul. Os vencedores serão anunciados no dia 4 de fevereiro, em Los Angeles.

Conheça os indicados ao 31º ASC Awards nas categorias de cinema:

MELHOR FOTOGRAFIA EM LONGA-METRAGEM:
A Chegada, por Bradford Young
La La Land: Cantando Estações, por Linus Sandgren
Lion – Uma Jornada Para Casa, por Greig Fraser
Moonlight: Sob a Luz do Luar, por James Laxton
Silêncio, por Rodrigo Prieto

PRÊMIO SPOTLIGHT:
Mon Ange (My Angel), por Juliette van Dormael
House Of Others (Skhvisi sakhli), por Gorka Gomez Andreu
The Childhood of a Leader, por Lol Crawley
Tempestad, por Ernesto Pardo

Foto: Kerry Brown.

Comentários