Diretor: Carlos Saldanha
Elenco: Jesse Eisenberg, Anne Hathaway, Jemaine Clement, Kristin Chenoweth, Will.I.Am, Rodrigo Santoro, George Lopez, Bruno Mars, Jake T. Austin, Jamie Foxx, Andy Garcia, Bebel Gilberto, Leslie Mann, Carlinhos Brown, Jim Conroy, Rachel Crow, Bernardo de Paula, Nola Donkin, Miguel Ferrer, Pierce Gagnon, Jeffrey Garcia, Jason Harris, Amy Heidemann, Sergio Mendes, Kate Micucci, Janelle Monáe, Natalie Morales, Rita Moreno, Tracy Morgan, Peter Pamela Rose, Amandla Stenberg, Randy Thom, Alexandre Moreno, Gustavo Pereira, Adriana Torres, Sylvia Salustti, Guilherme Briggs.
Ano: 2014
Sinopse: Morando no Rio de Janeiro com sua família, Blu é convencido por sua esposa a viajar para a floresta amazônica em busca de novas araras-azuis, já que seus donos, Linda e Túlio, estão por lá fazendo novas pesquisas. Ao chegarem na Amazônia terão que se adaptar ao local e aos seus moradores e enfrentar novas aventuras.
Comentários do CINEVITOR: O Brasil nunca esteve tanto na boca do povo como está agora. E não é só por aqui. Nosso país é assunto no mundo todo. O principal motivo, claro, é a Copa que acontecerá em doze cidades brasileiras. Mas não vivemos só de futebol. Há um bom tempo artistas nacionais têm ganhado destaque em outros países. Neste caso, vamos falar de Carlos Saldanha e de seu novo filme, a animação Rio 2. Diferente do primeiro, as aventuras de Blu e sua turma, dessa vez, acontecem na floresta amazônica. Nem por isso o diretor deixou de mostrar outros pedacinhos do Brasil. Logo no começo do filme os personagens viajam do Rio de Janeiro até Manaus e, durante o percurso, passam por diversas cidades: Ouro Preto, Brasília e Salvador. Uma bela propaganda para o nosso país! Depois disso, a história toda se concentra no meio da Amazônia. O público alvo de filmes desse tipo, com certeza, é a criançada. Mas os adultos também se divertem e prestam mais atenção nos momentos sérios. Nesta sequência de Rio, o desmatamento da floresta amazônica ganha destaque, assim como a extinção da arara-azul. Não que as crianças não percebam isso (elas muitas vezes estão mais antenadas às questões de preservação ambiental que adultos), mas seus olhares estão bem voltados às peripécias dos personagens. O vilão Nigel está de volta e ganha uma aliada, a divertida Gabi, uma rã cor-de-rosa que protagoniza uma das melhores cenas musicais do filme. Rio 2 é diversão garantida, mas não apresenta o mesmo encanto que seu primeiro filme. Ao mesmo tempo, mostra um outro lado do Brasil não tão explorado no cinema, por meio da visão de um brasileiro, destacando o que há de mais bonito em nossa fauna e nossa flora. O filme chega às telonas no momento certo e consegue fazer o espectador esquecer (pelos menos durante seus 101 minutos) dos problemas enfrentados pelo país que precisam ser solucionados. Um pouco de diversão não faz mal a ninguém. (Vitor Búrigo)
Nota do CINEVITOR: