Direção: Rodrigo Gava
Elenco: Isabelle Drummond, José Wilker, Dudu Drummond, Gabriel Reis, Alice Lieban, Luis Carlos Persy, Rafael Pereira, Pietro Mário, Marcelo Garcia, Márcio Simões, Isaac Bardavid, Maíra Góes, Sérgio Stern, Guilherme Briggs, Marisa Leal, Mauro Ramos, Duda Espinoza, Sergio Rossini, Ricardo Schnetzer, Philippe Maia, Jorge Vasconcellos, Mabel César, Fernanda Fernandes, Yago Machado, Márcia Morelli, Bruno Sperling, Cafi Balloissier, Francisco Jr.
Ano: 2016
Sinopse: Para tentar salvar sua família da falência, o jovem Cris (Cristóvão Colombo) e seus amigos Leo da Vinci e Mona Lisa vão atrás da lendária ilha de Hi Brazil, que esconde tesouros cobiçados por todos os piratas. Eles só não esperavam ser impedidos pelo cruel povo das águas e sua terrível fera Nautilus. Agora, a batalha dos meninos deixa de ser pelo tesouro e passa a ser para voltar vivos para casa.
Crítica do CINEVITOR: Com uma ideia original e criativa, a animação brasileira As Aventuras do Pequeno Colombo apresenta fatos históricos em um filme voltado para o público infantil. Na trama, conhecemos o pequeno Cris, que mais tarde se tornará o grande navegador Cristóvão Colombo, aquele que descobriu a América. O garoto, logo no começo do filme, já revela seus dotes aventureiros ao se meter em uma grande encrenca que envolve tesouros, piratas e monstros dos mares. Acompanhado por Leo da Vinci e Lisa, versões mirins de Leonardo da Vinci e sua musa, a famosa Gioconda da obra mais conhecida do pintor, Cris decide cruzar os mares para salvar seu pai, que está endividado. Ao longo dos 80 minutos, acompanhamos as peripécias dos jovens aventureiros. Apesar da pouca duração, a animação peca no ritmo lento em algumas cenas tornando-se cansativa. Ainda que seja interessante adaptar momentos históricos para um projeto infantil, o filme derrapa em diálogos machistas e até preconceituosos, tentando consertá-los nos minutos finais, porém sem sucesso. Dirigido por Rodrigo Gava, codiretor de Turma da Mônica em Uma Aventura No Tempo e diretor de animação de Xuxinha e Guto Contra os Monstros do Espaço, As Aventuras do Pequeno Colombo demorou seis anos para ser finalizada e chegou a ser exibida e premiada em festivais. Mesmo com um roteiro pouco ágil, o longa traz uma trilha sonora coerente com sua narrativa, composta por Ary Sperling, dublagens elogiáveis e uma cena pós-créditos que vale a pena esperar. Fato é que seu público alvo é o infantil, que deve se encantar com o colorido dos cenários. Porém, deveria ter tomado cuidado com os estereótipos para entregar algo mais plausível, principalmente para os adultos. (Vitor Búrigo).
Nota do CINEVITOR: