Mary J. Blige e Carey Mulligan em Mudbound, dirigido por Dee Rees.
Fundada em 1919, a American Society of Cinematographers é uma organização, e não um sindicato, que reúne diretores de fotografia com a intenção de discutir técnicas e promover o cinema como uma forma de arte.
Desde 1986 realiza um prêmio anual, o American Society of Cinematographers Awards, que elege a melhor direção de fotografia em TV e cinema. No ano passado, o vencedor foi Greig Fraser, por Lion – Uma Jornada Para Casa.
Entre os concorrentes desta 32ª edição, vale destacar a presença de Rachel Morrison na lista. Indicada por seu trabalho em Mudbound – Lágrimas Sobre o Mississippi, ela é a primeira mulher da história desta premiação a concorrer na categoria principal.
Neste ano, os homenageados serão Russell Carpenter, Russell Boyd, Alan Caso e Stephen Lighthill; além disso, há também o prêmio Spotlight, criado para reconhecer a excepcional fotografia em longas-metragens que foram exibidos em poucos cinemas ou em festivais internacionais.
Os vencedores serão revelados no dia 14 de fevereiro em uma cerimônia apresentada por Ben Mankiewicz, no Ray Dolby Ballroom, em Hollywood.
Conheça os indicados ao 32º ASC Awards nas categorias de cinema:
MELHOR FOTOGRAFIA EM LONGA-METRAGEM:
A Forma da Água, por Dan Laustsen
Blade Runner 2049, por Roger Deakins
Dunkirk, por Hoyte van Hoytema
Mudbound – Lágrimas Sobre o Mississippi, por Rachel Morrison
O Destino de uma Nação, por Bruno Delbonnel
PRÊMIO SPOTLIGHT:
Corpo e Alma, por Máté Herbai
Loveless, por Mikhail Krichman
November, por Mart Taniel
Foto: Steve Dietl/Netflix.