Cena do documentário americano Naila e o Levante, de Julia Bacha.
Foram anunciados nesta terça-feira, 20/03, em uma coletiva de imprensa, em São Paulo, os filmes selecionados para a 23ª edição do É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários. Neste ano, a cineasta americana Pamela Yates será homenageada e marcará presença no evento.
De 12 a 22 de abril, o melhor da nova safra do documentário brasileiro e internacional será exibido em São Paulo e no Rio de Janeiro, com sessões gratuitas. Na capital paulista, o filme de abertura será Adoniran – Meu Nome é João Rubinato, documentário dirigido por Pedro Serrano, que narra a vida e a obra de Adoniran Barbosa, o maior nome do samba paulista; na capital carioca, quem abre o evento é Carvana, de Lulu Corrêa, sobre o emblemático ator e diretor Hugo Carvana.
Cena de Espera, de Cao Guimarães: selecionada para a competição brasileira.
No Programa Especial, três produções ganham destaque: O Processo, de Maria Augusta Ramos, exibido no Festival de Berlim deste ano e que testemunha o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff; Quando as Luzes das Marquises se Apagam – A História da Cinelândia Paulistana, de Renato Brandão, sobre as salas de cinema que se localizavam nas avenidas São João, Ipiranga e suas imediações; e 68, de Patrick Rotman, um documentário de arquivo sobre o mais agitado e transformador ano desde a Segunda Guerra Mundial.
O Processo, de Maria Augusta Ramos: documentário brasileiro exibido em Berlim.
Nesta edição, o Itaú Cultural apresentará, em parceria com o festival, exibições exclusivas on-line, destacando cineastas mulheres que tiveram participação em edições anteriores do É Tudo Verdade, como: Marília Rocha, com Aboio; Helena Solberg, com Carmen Miranda: Bananas is My Business; Tatiana Toffoli, com Dona Helena; Maria Ribeiro, com Domingos; e Andrea Pasquini, com Os Melhores Anos de Nossas Vidas.
Conheça os filmes selecionados para o É Tudo Verdade 2018 – 23º Festival Internacional de Documentários:
COMPETIÇÃO BRASILEIRA | LONGA OU MÉDIA-METRAGEM:
Auto de Resistência, de Natasha Neri e Lula Carvalho
Che, Memórias de um Ano Secreto, de Margarita Hernandez
Elegia de um Crime, de Cristiano Burlan
Espera, de Cao Guimarães
Ex-Pajé, de Luiz Bolognesi
Missão 115, de Silvio Da-Rin
Neville D’Almeida: Cronista da Beleza e do Caos, de Mario Abbade
COMPETIÇÃO INTERNACIONAL | LONGA OU MÉDIA-METRAGEM:
A Batalha de Argel, um Filme Dentro da História (The Battle of Algiers, a Film Within History), de Malek Bensmaïl (França/Suíça)
Aquele Verão (That Summer), de Göran Hugo Olsson (Dinamarca/Finlândia)
As Crianças da Rua Saint-Maur, de Ruth Zylberman (França)
Amarra Seu Arado a uma Estrela (Ata tu arado a una estrella), de Carmen Guarini (Argentina)
Amor é Batatas (Love is Potatoes), de Aliona van der Horst (Holanda)
Canções em Pequim, de Milena de Moura Barba (China)
Filmmakers Unite: Uma Resposta Coletiva ao Governo dos Estados Unidos, de Ellen Bruno e Jay Rosenblatt (EUA)
Naila e o Levante (Naila and the Uprising), de Julia Bacha (EUA)
O Distante Latido dos Cães (The Distant Barking of Dogs), de Simon Lereng Wilmont (Dinamarca/Finlândia)
Sammy Davis, Jr.: Eu Tenho que Ser Eu (Sammy Davis, Jr.: I’ve Gotta Be Me), de Samuel D. Pollard (EUA)
The Cleaners, de Hans Block e Moritz Riesewieck (Alemanha/Brasil)
Zaatari – Memórias do Labirinto, de Paschoal Samora (Brasil/Alemanha)
COMPETIÇÃO LATINO-AMERICANA:
A Flor da Vida (La Flor de la Vida), de Claudia Abend e Adriana Loeff (Uruguai)
Amarra Seu Arado a uma Estrela (Ata tu arado a una estrella), de Carmen Guarini (Argentina)
Cartucho, de Andrés Chaves Sánchez (Colômbia)
Che, Memórias de um Ano Secreto, de Margarita Hernandez (Brasil)
Não Viajarei Escondida, de Pablo Zubizarreta (Argentina/Uruguai)
Regresso à Origem (Regreso al Origen), de María José Glender de Mucha (México)
Roubar Rodin (Robar a Rodin), de Cristóbal Valenzuela (Chile)
COMPETIÇÃO BRASILEIRA | CURTA-METRAGEM:
A Casa de Catharina, de Felipe Arrojo Poroger (SP)
Arara: Um Filme Sobre um Filme Sobrevivente, de Lipe Canêdo (MG)
Catadora de Gente, de Mirela Kruel (RS)
Inconfissões, de Ana Galizia (RJ)
Nome de Batismo – Alice, de Tila Chitunda (PE)
Mini Miss, de Rachel Daisy Ellis (PE)
Sem Título #4 : Apesar dos Pesares, na Chuva há de Cantares, de Carlos Adriano (SP)
Sobre Imagem e Semelhança, de Felipe Tomazelli e Ricardo Martensen (SP)
Tetê, de Clara Lazarim (SP)
COMPETIÇÃO INTERNACIONAL | CURTA-METRAGEM:
A Boa Educação, de GuYu (China/França)
As Elegias do Kodachrome (The Kodachrome Elegies), de Jay Rosenblatt (EUA)
Las Nubes, de Juan Pablo González (México)
O Intérprete, de Reneé van der Ven (Holanda)
Poeira, de Jakub Radej (Polônia)
Por Fora: Paz; Por Dentro: Guerra, de Katja Berls (Alemanha)
Ressonâncias, de Nicolas Khoury (Líbano)
Sílica, de Pia Borg (Austrália)
Trainspotter, de Ignacio Masllorens (Argentina/República Checa)
PROGRAMA ESPECIAL:
68, de Patrick Rotman (França)
O Processo, de Maria Augusta Ramos (Brasil)
Quando as Luzes das Marquises se Apagam – A História da Cinelândia Paulistana, de Renato Brandão (Brasil)
Fotos: Divulgação.