Sekala Niskala
Direção: Kamila Andini
Elenco: Thaly Titi Kasih, Ida Bagus Putu Radithya Mahijasena, Ayu Laksmi, Ketut Rina, Happy Salma, Ni Gusti Ayu Putu Raka Suryaningsih.
Ano: 2017
Sinopse: Um dia, em um quarto de hospital, Tantri, de dez anos, percebe que ela não terá muito mais tempo perto de seu irmão gêmeo, Tantra. Essa situação faz despertar algo em sua mente, criando relações com espíritos, animais e símbolos de força para ajudar a manter a ela e a seu irmão vivos.
Crítica do CINEVITOR: Nascida em Jacarta, capital da Indonésia, a cineasta Kamila Andini é conhecida por abordar temas como igualdade de gênero, meio ambiente e cultura popular em seus trabalhos. Em O Visto e O Não Visto não foi diferente. Exibido nos festivais de Berlim e Toronto, o drama conta a história de uma menina de dez anos que acompanha o irmão gêmeo no hospital. Ao perceber que a situação se agrava, ela passa a aproveitar mais os dias ao lado daquele que cresceu com ela. Essa relação afetuosa é retratada com muito simbolismo e rituais típicos da cultura popular da Indonésia, não tão conhecida por aqui. Mas, ainda assim, o longa traz uma linguagem universal em sua narrativa, contemplando o espectador com belíssimas cenas de carinho entre os irmãos. Vale destacar quando os dois brincam no hospital, com os corpos pintados, encenando um confronto entre animais rodeado de símbolos que remetem à uma ligação espiritual. O Visto e O Não Visto não apela para o melodrama, mas consegue emocionar o espectador com doses de esperança e por conta do carisma de seus personagens. (Vitor Búrigo)
*Filme assistido no 7º Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba.
Nota do CINEVITOR: