La fleurière
Direção: Ruben Desiere
Elenco: Tomàs Balog, Vladimír Balázs, Bartolomej Mroc, Vano Rastislav.
Ano: 2017
Sinopse: Nos fundos de uma floricultura, três jovens cavam um túnel a fim de assaltar o cofre de um banco. No entanto, um imprevisto logo os força a parar com o trabalho, deslocando o foco da narrativa para a relação entre esses homens ali confinados.
Crítica do CINEVITOR: Em seu primeiro longa-metragem de ficção, o cineasta belga Ruben Desiere conta a história de três jovens que, nos fundos de uma floricultura, planejam um assalto ao cofre de um banco. À primeira vista, tudo indica que estaremos à frente de um filme de ação ou até mesmo de aventura. Mas, logo nos primeiros minutos percebemos que a jornada dos protagonistas tomará um rumo completamente diferente. Com uma câmera praticamente fixa, o diretor apresenta ao espectador uma narrativa concentrada na relação entre os personagens, que têm como pano de fundo a missão de cavar um túnel para chegar no destino final: o cofre do Banco Nacional. Sobre isso, não há nenhuma tensão no roteiro. Ou seja, não espere momentos de suspense ou de emoção relacionados ao roubo. O foco de A Floricultura é discutir a situação desses três homens e os motivos que os levaram a cometer tal ato. O melhor momento do filme, onde conhecemos mais sobre esses personagens, acontece durante uma das tantas conversas entre um descanso e outro; eles debatem a situação dos ciganos na Europa, como são tratados e recebidos, e expõem as dificuldades de conviver em meio a injustiças sociais e preconceitos. Fora isso, o diretor, que também assina o roteiro, mantém o ritmo de seu longa em linha reta sem apresentar qualquer reviravolta, ainda que apresente um desfecho mais dinâmico. A Floricultura poderia ficar mais interessante e menos monótono se tivesse uma agilidade narrativa que intercalasse entre uma tensão na ação de seus protagonistas com um discurso ainda mais social. (Vitor Búrigo)
*Filme assistido no 7º Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba.
Nota do CINEVITOR: