Diretora: Patricia Monegatto
Elenco: Pedro Vinicius de Souza, Natália Bianchi, Marcos Vinicius Daruy, Rogério José Novaes de Carvalho, Sebastián Borensztein.
Ano: 2013
Sinopse: Por meio de depoimentos, cinco personagens descrevem seu olhares daltônicos e contam histórias divertidas sobre o daltonismo.
Comentários do CINEVITOR: Você não escuta falar sobre daltonismo todos os dias. É um tema pouco explorado, inclusive no cinema, e talvez isso explique a falta de informação das pessoas em relação ao assunto. Mas não vai ser no documentário Diários Daltônicos, dirigido por Patricia Monegatto, que você vai aprender tudo sobre daltonismo. Também não era essa a intenção. No curta, daltônicos contam histórias e situações, algumas bem divertidas, que já enfrentaram por enxergarem o mundo (literalmente) de uma maneira diferente. “Eu sou daltônico, não sou cego”, diz um dos entrevistados. E é em clima de descontração que a diretora nos apresenta um filme que vai além de histórias bem roteirizadas. Você assiste como se fosse um daltônico, já que as cores utilizadas nos mostram como eles realmente enxergam. Fazer o espectador ter o mesmo sentimento que o personagem é algo possível em uma obra que não seja de ficção. Diários Daltônicos é cativante e nos mostra que em um mundo onde as cores nem sempre estão no lugar de costume, é possível enxergar tudo colorido.
Nota do CINEVITOR: