Protagonista: Rosa Salazar em cena.
Nesta segunda-feira, 23/07, aconteceu o lançamento mundial do trailer de Alita: Anjo de Combate, produção de James Cameron, de Avatar, e direção de Robert Rodriguez, de Sin City – A Cidade do Pecado. A ficção científica, baseada num mangá, conta a história da personagem título, uma ciborgue que desperta sem memória na casa de um conhecido médico. Quando Alita passa a ser perseguida pelos grandes corruptores da cidade, ela começa a entender sua verdadeira história.
Para deixar o dia ainda mais especial, os responsáveis pela produção fizeram um live chat, em São Paulo, que foi transmitido para a imprensa com o trailer do filme e algumas cenas exclusivas. Giovanni Rizzo, colaborador do CINEVITOR, marcou presença no evento da Fox Film do Brasil e registrou os melhores momentos.
Além de Cameron e Rodriguez, o chat foi composto pelo outro produtor do filme, Jon Landau, e pela protagonista do longa, Rosa Salazar. O grande cineasta James Cameron contou seu vínculo com o projeto, algo que começou há vinte anos, quando Guillermo del Toro apresentou os primeiros livros da saga de Alita para Cameron. Foi aí que o cineasta começou um extenso processo de adaptação, chegando até mesmo a escrever o roteiro do longa. Todavia, seu tempo foi tomado pela produção de Avatar e suas continuações, e assim coube a Cameron encontrar um nome competente para conceber a história de Alita e suas aventuras. Foi assim que a cadeira de direção ficou com Robert Rodriguez.
James Cameron e Robert Rodriguez nos bastidores das filmagens.
Como já visto no trailer, Alita: Anjo de Combate contém um forte desenvolvimento em seu trabalho com a computação gráfica e isso é colocado de forma inventiva como parte da narrativa; um mundo novo realizado através dos recursos digitais. Nesse quesito, ficou ainda mais clara a escolha de Rodriguez para encabeçar o projeto. O diretor comentou que era uma grande honra trabalhar com Cameron, que de alguma forma aprendeu a fazer ficção com esse cineasta de grande expressão. Marcado por filmes que rendem muito com pouco orçamento, Rodriguez complementou dizendo que aprendeu muito com ‘Jim’ Cameron. Nesse momento, o diretor de Titanic disse que foi ele quem aprendeu com Rodriguez, revelando que o observa desde Sin City, e que a forma como o cineasta do Texas usa o CGI é algo impressionante.
Apesar dessa alta quantidade de efeitos visuais, Cameron e Rodriguez ratificaram o quanto aquele é um filme humano, onde aquele é apenas um recurso para ser possível contar a história de Alita. A protagonista, Rosa Salazar, comentou sua performance para compor a ciborgue. Com uso de computação gráfica, a atriz ganha olhos marcantes e rosto esguio, além de um corpo cibernético, mas Salazar comenta como o processo vai além de uma captura de movimento. Para a atriz, existe uma captura de performance e de atuação, que exigiu um desenvolvimento árduo para dar vida a uma personagem que é parte robotizada; algo que vai além do físico, vai de constituir uma nova personagem. Trabalho este que começou seis meses antes das filmagens e teve até mesmo um profundo mergulho nos mangás e animes.
Rosa Salazar interpreta a personagem título.
Cameron foi assertivo ao dizer que Alita: Anjo de Combate é um filme sobre a personagem, uma protagonista que é mais do que humana e a ficção científica consegue ser detalhista e específica abordando assuntos universais. Segundo ele, o filme se passa num futuro onde a tecnologia está em declínio, e os poucos sobreviventes moram num mesmo lugar. Mas ainda assim, essa é uma história sobre empoderamento pessoal, sobre descobrir seu lugar no mundo. Num espaço dominado por homens, Alita almeja encontrar e demarcar o seu espaço, algo que vai além de uma questão de gênero para Cameron, mas sim geral, de um desejo humano por encontrar o seu lugar. Salazar diz que Alita demonstra como é se descobrir no mundo, assim como Rodriguez ratifica que é um filme onde a humanidade nunca deve ser esquecida.
Apesar do trailer empolgante, os principais envolvidos prometem um filme que vai além da ação e da aventura, onde Alita estará em busca de sua constante humanidade. Por trás do longa, existe um time de cacife na indústria cinematográfica, que fez mais de uma obra importante ao longo dos últimos vinte anos. Agora, é esperar que esse êxito chegue em Alita: Anjo de Combate. Mas isso só poderá ser conferido em janeiro de 2019.
Confira o trailer de Alita: Anjo de Combate, que conta também com Eiza González, Jennifer Connelly, Ed Skrein, Michelle Rodriguez, Christoph Waltz e Mahershala Ali no elenco:
Texto: Giovanni Rizzo.
Fotos: Divulgação/20th Century Fox.