O Céu de Lisboa

por: Cinevitor

ceudelisboaLisbon Story

Direção: Wim Wenders

Elenco: Rüdiger Vogler, Patrick Bauchau, Teresa Salgueiro, Vasco Sequeira, Canto e Castro, Viriato Jose da Silva, João Canijo, Ricardo Colares, Joel Cunha Ferreira, Sofia Bénard da Costa, Vera Cunha Rocha, Elisabete Cunha Rocha, Pedro Ayres Magalhães, Rodrigo Leão, Gabriel Gomes, José Peixoto, Francisco Ribeiro, Manoel de Oliveira.

Ano: 1994

Sinopse: Phillip Winter é um engenheiro de som, que viaja até Lisboa para ajudar seu velho amigo Friedrich Monroe à concluir seu filme. Winter atravessa a Europa de norte a sul, até chegar na capital portuguesa, só que já é um pouco tarde: Friedrich desapareceu. Na grande casa onde vivia, Friedrich não deixou mais do que um filme inacabado, contendo imagens sem som recolhidas nas ruas de Lisboa. Pacientemente, Winter decide pôr o som nas imagens, e fascinado com a beleza do lugar, ele resolve ficar um pouco mais e explorar a região. É quando conhece Teresa, a bela vocalista do grupo Madredeus, por quem logo se apaixona. Novas surpresas surgem com o repentino reaparecimento de Friedrich.

Crítica do CINEVITOR: Em 1995, Lisboa seria eleita a capital cultural da Europa. Para isso, o governo português encomendou o filme O Céu de Lisboa. O diretor escolhido foi o alemão Win Wenders, conhecido por seu fascínio por grandes cidades. A trama se desenvolve através de Winter, um engenheiro de som, que deseja encontrar o amigo Friederich para ajudá-lo a terminar seu filme. Enquanto o encontro não acontece, ele se distrai captando sons diversos pelas ruas. Durante a viagem, da Alemanha a Portugal, Winter reflete: “É bom viajar sem pensar em nada. Deixar passar por mim as ruas e o espírito da história. Sinto-me em casa, está é a minha pátria”. Com isso, percebe-se a facilidade e a vontade de Winter em desbravar novos lugares e conhecer o novo. Textos do poeta português Fernando Pessoa aparecem no filme em algumas leituras feitas pelos personagens. Assim como as músicas do grupo Madredeus, que envolvem o telespectador e ajudam a mostrar um pouco mais de Lisboa nas cenas em que a cidade destaca-se pela própria beleza. Wenders transforma O Céu de Lisboa em uma obra onde a valorização da cidade é o ponto máximo. O entrosamento entre os personagens, o belo acompanhamento da trilha nas imagens e a beleza da cidade são alguns elementos que encantam no filme dirigido por um alemão e filmado em Portugal. (Vitor Búrigo)

Nota do CINEVITOR:

nota-3,5-estrelas

 

Comentários