42ª Mostra de São Paulo apresenta mais de 60 filmes brasileiros na programação

por: Cinevitor

olhofacamostra1Rodrigo Lombardi e Maria Luisa Mendonça em O Olho e a Faca, de Paulo Sacramento.

A 42ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo é a principal vitrine da mais recente produção nacional. Neste ano, o festival traz uma seleção com mais de 60 filmes brasileiros, incluindo sessões especiais de clássicos do país.

A Mostra Brasil apresenta longas reconhecidos em importantes festivais, como: Deslembro, de Flavia Castro, exibido na mostra Orizzonti do Festival de Veneza; Tinta Bruta, de Marcio Reolon e Filipe Matzembacher, eleito o melhor filme de ficção no Teddy Award, em Berlim; Azougue Nazaré, de Tiago Melo, premiado em Roterdã; Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos, de João Salaviza e Renée Nader Messora, uma coprodução Brasil e Portugal, que recebeu o Prêmio Especial do Júri na mostra Un Certain Regard, em Cannes; o documentário Humberto Mauro, de André Di Mauro, exibido na mostra Venice Classics; Los Silencios, de Beatriz Seigner, premiado no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e exibido na Quinzena dos Realizadores, em Cannes; e Sueño Florianópolis, de Ana Katz, vencedor do Prêmio Especial do Júri, melhor atriz para Mercedes Morán e Prêmio da Crítica no Festival de Karlovy Vary.

Entre os nacionais ainda inéditos no país que serão apresentados no evento estão: Rasga Coração, de Jorge Furtado; O Olho e a Faca, de Paulo Sacramento; Relatos do Front, de Renato Martins; e Sequestro Relâmpago, de Tata Amaral.

lossilenciosbrasiliaA atriz María Paula Tabares Peña em Los Silencios, de Beatriz Seigner.

Os 20 anos de Central do Brasil, dirigido por Walter Salles e protagonizado por Fernanda Montenegro, que foi indicada ao Oscar de melhor atriz, serão comemorados com a exibição inédita no país da cópia restaurada do filme, com a presença do diretor e elenco principal. Também ganham sessão especial: a cópia restaurada de O Bandido da Luz Vermelha, de Rogério Sganzerla, e o longa O Bravo Guerreiro, de Gustavo Dahl, que comemoram 50 anos de lançamento; além de Feliz Ano Velho, de Roberto Gervitz, que completa 30 anos.

Uma das homenagens deste ano, o Prêmio Humanidade será concedido a Drauzio Varella antes da exibição da cópia restaurada de Pixote: A Lei do Mais Fraco, de Hector Babenco. A projeção do curta Conversa com Ele, de Bárbara Paz, antecede a sessão; Drauzio também participa da mesa Da Vida à Palavra; Da Palavra à Imagem, no II Fórum Mostra.

Os títulos da competição concorrem ao Troféu Bandeira Paulista de melhor filme, dado pelo Júri Internacional da 42ª Mostra. Entretanto, todos os brasileiros da Perspectiva Internacional e da Competição Novos Diretores concorrem ao Prêmio do Público, que inclui o Troféu Bandeira Paulista de melhor filme brasileiro.

A 42ª Mostra vai contemplar pela segunda vez com o Prêmio Petrobras de Cinema dois filmes brasileiros e pela primeira vez eles serão escolhidos pelo público: R$ 300 mil serão concedidos aos títulos determinados pelos espectadores, da Competição ou da Perspectiva, sendo R$ 200 mil para o melhor longa de ficção e R$ 100 mil para o melhor longa documentário.

Conheça os filmes da Mostra Brasil que serão exibidos na 42ª Mostra de São Paulo:

APRESENTAÇÃO ESPECIAL

As Canções, de Eduardo Coutinho (2011)
Central do Brasil, de Walter Salles (1998)
Conversa com Ele, de Bárbara Paz (2018)
Feliz Ano Velho, de Roberto Gervitz (1988)
Jardim de Guerra, de Neville d’Almeida (1968)
Juliana na Cinemateca, de Diego Quinderé de Carvalho e Estevão Meneguzzo (2017)
Matar ou Correr, de Carlos Manga (1954)
Neville D’Almeida: Cronista da Beleza e do Caos, de Mario Abbade (2018)
O Bandido da Luz Vermelha, de Rogério Sganzerla (1968)
O Bravo Guerreiro, de Gustavo Dahl (1968)
O Grande Circo Místico, de Cacá Diegues (2018)
Omindá, de André Abujamra (2018)
Omindá / Doc, de André Abujamra e Mauro Nascimento (2018)
Ópera do Malandro, de Ruy Guerra (1986)
Simonal, de Leonardo Domingues (2018)
Uma Noite Não é Nada, de Alain Fresnot (2016)
Uma Vida em Segredo, de Suzana Amaral (2001)

COMPETIÇÃO NOVOS DIRETORES | PERSPECTIVA INTERNACIONAL

A Cidade dos Piratas, de Otto Guerra
A Terra Negra dos Kawa, de Sérgio Andrade
A Voz do Silêncio, de André Ristum
Alma Clandestina, de José Barahona
As Quatro Irmãs, de Evaldo Mocarzel
Azougue Nazaré, de Tiago Melo
Bando, Um Filme de:, de Lázaro Ramos e Thiago Gomes
Bia (2.0), de Cristiano Calegari e Lucas Zampieri
Cano Serrado, de Erik de Castro
Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos, de Renée Nader Messora e João Salaviza
Clementina, de Ana Rieper
Com a Palavra, Arnaldo Antunes, de Marcelo Machado
Cravos, de Marco Del Fiol
Deslembro, de Flavia Castro
Diamantino, de Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt
Domingo, de Clara Linhart e Fellipe Barbosa
Fabiana, de Brunna Laboissière
Filme Ensaio, de Maria Flor Leite Calaça
Filme Paisagem: Um Olhar Sobre Roberto Burle Marx, de João Vargas Penna
Frans Krajcberg: Manifesto, de Regina Jehá
Humberto Mauro, de André Di Mauro
Ilha, de Ary Rosa e Glenda Nicácio
Inezita, de Helio Goldsztejn
Intimidade Entre Estranhos, de José Alvarenga Jr.
Los Silencios, de Beatriz Seigner
Meio Irmão, de Eliane Coster
Meu Nome é Daniel, de Daniel Gonçalves
Mormaço, de Marina Meliande
O Barco, de Petrus Cariry
O Olho e a Faca, de Paulo Sacramento
O Pequeno Mal, de Lucas Camargo de Barros e Nicolas Thomé Zetune
O Samba é Meu Dom, de Cristiano Abud
Rasga Coração, de Jorge Furtado
Relatos do Front, de Renato Martins
Rio da Dúvida, de Joel Pizzini
Santo Amaro era Skatista, de Felipe Martins
Sequestro Relâmpago, de Tata Amaral
Sócrates, de Alex Moratto
Sol Alegria, de Tavinho Teixeira
Sueño Florianópolis, de Ana Katz
Temporada, de André Novais Oliveira
THF: Aeroporto Central, de Karim Aïnouz
Tinta Bruta, de Marcio Reolon e Filipe Matzembacher
Todas as Canções de Amor, de Joana Mariani
Torre das Donzelas, de Susanna Lira
Um Dia para Susana, de Giovanna Giovanini e Rodrigo Boecker
Vitória, de Alberto Bellezia

Fotos: Divulgação.

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