Grace Passô é homenageada na abertura da 22ª Mostra de Cinema de Tiradentes

por: Cinevitor

gracetiradentesrecebehomenagemHomenagem: Grace Passô recebe o Troféu Barroco.

A abertura da 22ª Mostra de Cinema de Tiradentes aconteceu nesta sexta-feira, 18/01, no Cine-Tenda. A cerimônia contou com apresentações artísticas, discursos importantes e necessários e uma homenagem emocionante para a atriz, dramaturga e diretora mineira Grace Passô.

Grace foi uma das fundadoras do Grupo Espanca!, em Belo Horizonte, no qual encenou peças como Amores Surdos, Por Elise e Congresso Internacional do Medo, que deram projeção nacional ao coletivo. Seguiu carreira tanto como atriz quanto como encenadora. Entre seus trabalhos de destaque nos palcos estão Contrações (Grupo 3), Krum e Preto (ambas da Cia Brasileira de Teatro). Com o solo Vaga Carne, vem ganhando diversos prêmios desde 2017, no que firmou ainda mais seu nome e talento na dramaturgia brasileira.

Apareceu no cinema recentemente e já se destacou em premiações nacionais e internacionais. Com o filme Praça Paris, de Lúcia Murat, ganhou o prêmio de melhor atriz no Festival do Rio, em 2017; com o longa Temporada, de André Novais Oliveira, recebeu o Troféu Candango de melhor atriz no 51º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e o prêmio de melhor atriz no Festival de Turim, na Itália. Seu próximo trabalho, o filme No Coração do Mundo, de Gabriel e Maurílio Martins, foi selecionado para o Festival Internacional de Cinema de Roterdã 2019. Além disso, participará do novo projeto do cineasta Cristiano Burlan.

A homenagem começou com trechos de entrevistas antigas da artistas mineira no telão. Depois disso, a atriz Gláucia Vandeveld chamou a homenageada para receber o Troféu Barroco. Acompanhada pela mãe, Valdete Lino Paes Souza, Grace Passô subiu ao palco e foi ovacionada pelo público presente.

A noite também foi marcada por um novo passo na carreira de Grace, que estreou como diretora de cinema em Vaga Carne, projeto inédito. O filme, dirigido por ela em parceria com Ricardo Alves Jr, é a transcrição audiovisual do premiado espetáculo solo da artista. O trabalho foi produzido pela Universo Produção e mostrou à plateia a intensidade do corpo, da voz e das palavras de Grace.

No dia seguinte, a homenageada participou do debate A Presença de Grace Passô, no Cine Teatro Sesi, no qual discutiu sobre a temática do evento e relembrou sua trajetória e características de seu trabalho no teatro e no cinema. O seminário, mediado por Pedro Maciel Guimarães, contou também com a presença de Aline Vila Real, André Novais Oliveira e Natália Batista.

Aperte o play e confira os melhores momentos da homenagem e do debate:

*O CINEVITOR está em Tiradentes a convite do evento e você acompanha a cobertura do festival por aqui, pelo canal do YouTube e pelas redes sociais: Twitter, Facebook e Instagram.

Foto: Leo Lara/Universo Produção.

Comentários