Cena de Guaxuma, curta premiado em diversos festivais.
A Distribuidora Arteplex Filmes vai exibir três curtas-metragens da diretora alagoana Nara Normande, em um único programa, no circuito Itaú Cinemas. A proposta é abrir espaço permanente ao curta, reconhecendo a importância que este formato tem para o cinema brasileiro. “Exibir curtas-metragens com tratamento de longa permite que um novo público possa apreciar a qualidade dos filmes curtos produzidos no Brasil”, diz o diretor de programação dos cinemas Itaú, Adhemar Oliveira.
Guaxuma teve sua estreia internacional em Annecy em 2018, foi premiado no Anima Mundi e no Festival de Gramado; no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro recebeu o prêmio de melhor direção e no Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, o Prêmio do Público. Também foi escolhido como melhor filme narrativo no Festival de Animação de Ottawa e no Festival de Hamptons, que qualifica para o Oscar, ganhou o prêmio de melhor curta documentário. Na 5ª Mostra de Cinema de Gostoso, levou o prêmio de melhor curta segundo o Júri Popular e, recentemente, foi eleito pela Abraccine, Associação Brasileira de Críticos de Cinema, o melhor curta-metragem de 2018. O filme também foi selecionado para o Festival de Documentários de Amsterdã (IDFA) e para Festival de Toronto, ambos em 2018.
O filme foi realizado com três técnicas de animação: animação em areia 2D, escultura em areia e stop motion de bonecos. Guaxuma é fruto de encontros entre o Brasil e a Europa, de animadoras e animadores com um ponto em comum: a paixão e a dedicação à profissão.
Cena do curta Dia Estrelado.
O segundo curta que Nara Normande codirigiu com Tião, Sem Coração, é uma ficção vencedora do Prêmio Illy de melhor curta-metragem na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes, em 2014, e do Prêmio Coral de melhor curta de ficção no Festival de Havana. Também foi premiado pelo público em Bilbao, na Espanha e em Dresden, na Alemanha. No Brasil, recebeu os prêmios principais nos festivais: Brasília, Internacional de Curtas, Goiânia, Curta Cinema, no Rio, Diálogo, em Porto Alegre, além de ter sido selecionado para Clermont Ferrand (França), Roterdã (Holanda) e New Directors/New Films (EUA).
Já Dia Estrelado, o primeiro curta de animação dirigido por Nara, foi premiado em diversos festivais brasileiros como o Janela Internacional de Cinema do Recife, Cine Ceará (Prêmio Abraccine), Festival Internacional de Curtas, Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental – FICA, além de ter sido selecionado para o Festival de Havana e Bogotá.
Saiba mais:
GUAXUMA E OUTRAS HISTÓRIAS
Estreia nos cinemas: 31 de janeiro, permanecendo em cartaz durante quatro semanas
Local: Espaço Itaú de Cinema
Unidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Porto Alegre e Salvador
Ingressos: R$ 14,00 (inteira) e R$ 7,00 (meia)
FILMES
Guaxuma (Animação/Ficção/17 min/2017)
Sinopse: Eu e a Tayra crescemos juntas na praia de Guaxuma. A gente era inseparável. O sopro do mar me traz boas lembranças.
Sem Coração, codirigido com Tião (Live-action/Ficção/25 min/2014)
Elenco: Eduarda Samara, Rafael Nicácio, Ricardo Lavenère
Sinopse: Léo vai passar férias na casa de seu primo, em uma vila pesqueira. Lá, ele conhece uma menina apelidada de Sem Coração.
Dia Estrelado (Animação/Ficção/17 min/2011)
Sinopse: Em um lugar inóspito, um menino e sua família lutam pela sobrevivência.
Fotos: Divulgação.