O cineasta alemão Werner Herzog com Mikhail Gorbatchov no filme Encontrando Gorbachev.
Foram anunciados nesta segunda-feira, 11/03, em uma coletiva de imprensa, em São Paulo, os filmes selecionados para a 24ª edição do É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários. Neste ano, mais de 1.600 títulos foram inscritos e 66 selecionados.
Entre os dias 4 e 14 de abril, em São Paulo, e 8 e 14 de abril, no Rio de Janeiro, será exibida uma programação com os melhores documentários produzidos no Brasil e no mundo: “É um privilégio apresentar uma safra excepcional como esta, tanto brasileira quanto internacional. Foi um dos processos de seleção mais intensos nesta década”, revela Amir Labaki, criador e diretor do É Tudo Verdade.
Os filmes premiados no É Tudo Verdade 2019, nas competições de curtas e longas-metragens estarão automaticamente classificados para serem examinados pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas para uma disputa ao Oscar do ano que vem.
Cena de Estou me Guardando para Quando o Carnaval Chegar, de Marcelo Gomes.
Além disso, o documentário americano Mike Wallace Está Aqui, de Avi Belkin, vai abrir a 24ª edição do É Tudo Verdade em São Paulo. No Rio, o festival será inaugurado com a estreia mundial de Memórias do Grupo Opinião, de Paulo Thiago.
O festival deste ano celebra a memória e a obra de dois mestres falecidos em 2018: Nelson Pereira dos Santos e Claude Lanzmann. Em parceria com o Instituto Moreira Salles, o É Tudo Verdade destaca parte da produção documental de Nelson Pereira dos Santos, diretor de clássicos como Vidas Secas. O programa destaca seus ensaios sobre dois influentes pensadores brasileiros: Gilberto Freyre e Sérgio Buarque de Holanda. Serão exibidos Casa Grande & Senzala, realizado para TV a partir do livro de Freyre, e Raízes do Brasil, sobre a obra e a vida do historiador Sérgio Buarque de Holanda.
O outro homenageado é o francês Claude Lanzmann, considerado um dos maiores documentaristas da história e diretor do clássico Shoah, que levou doze anos para ser concluído. Em parceria com o Consulado da França no Rio de Janeiro, o festival apresentará a estreia brasileira dos últimos retratos dirigidos por Lanzmann. Lançado na França, meses antes da morte do diretor, em julho passado, As Quatro Irmãs desenvolve-se em quatro filmes concentrados cada qual em uma sobrevivente do genocídio nazista, todas entrevistadas durante o processo de realização de Shoah.
Cena do filme sobre a montadora Ziva Postec, que trabalhou com Claude Lanzmann.
Em parceria com o É Tudo Verdade, o Itaú Cultural apresentará exibições exclusivas no site (clique aqui). Comentados pelo diretor do festival, Amir Labaki, os títulos deste ano têm como foco o cinema brasileiro: Dino Cazzola – Uma Filmografia de Brasília, de Cleisson Vidal e Andrea Prattes; O Galante Rei da Boca, de Alessandro Gamo e Luis Rocha Melo; Histórias Cruzadas, de Alice de Andrade; e Tudo por Amor ao Cinema, de Aurélio Michiles.
Durante todo o mês de abril, o Itaú Cultural dedicará a sessão das 19h das terças-feiras aos documentários. Além de Maldito – O Estranho Mundo de José Mojica Marins, de André Barcinski e André Finotti, e O Homem que Matou John Wayne, de Diogo Oliveira e Bruno Laet, que integraram edições anteriores do É Tudo Verdade, serão exibidos também os vencedores das competições brasileira e latino-americana de longas e da competição de curtas, tantos os nacionais quanto os estrangeiros.
Após o fim do festival em São Paulo e no Rio, seis filmes da seleção de 2019 serão exibidos em cinco unidades do Sesc no interior de São Paulo. Os títulos serão programados durante o mês de maio nas seguintes cidades: Araraquara, Jundiaí, Santos, São José dos Campos e Sorocaba. Todas as sessões têm entrada gratuita.
O Caso Hammarskjöld: sobre a morte do secretário-geral das Nações Unidas.
Além disso, pela primeira vez, o É Tudo Verdade, em parceria com o Spcine Play, vai disponibilizar alguns títulos da seleção internacional deste ano na plataforma online (clique aqui). O acesso é gratuito e os filmes ficarão disponíveis por um período de 30 dias.
Conheça os filmes selecionados para o É Tudo Verdade 2019 – 24º Festival Internacional de Documentários:
COMPETIÇÃO BRASILEIRA | LONGA OU MÉDIA-METRAGEM:
Cine Marrocos, de Ricardo Calil
Dorival Caymmi – Um Homem de Afetos, de Daniela Broitman
Estou me Guardando para Quando o Carnaval Chegar, de Marcelo Gomes
Niède, de Tiago Tambelli
Rumo, de Flavio Frederico e Mariana Pamplona
Soldado Estrangeiro, de José Joffily e Pedro Rossi
Soldados da Borracha, de Wolney Oliveira
COMPETIÇÃO INTERNACIONAL | LONGA OU MÉDIA-METRAGEM:
A Beira (The Brink), de Alison Klayman (EUA)
“Agora Algo Está Mudando Lentamente” (‘Nu verandert er langzaam iets’), de Menna Laura Meijer (Holanda)
O Caso Hammarskjöld (Cold Case Hammarskjöld), de Mads Brügger (Dinamarca/Noruega/Suécia/Bélgica)
Defensora (Advocate), de Rachel Leah Jones e Philippe Bellaïche (Israel/Canadá/Suíça)
Encontrando Gorbachev (Meeting Gorbachev), de Werner Herzog e Andre Singer (Reino Unido/EUA/Alemanha)
Hungria 2018 – Bastidores da Democracia (Hungary 2018), de Eszter Hajdu (Hungria)
Meu Amigo Fela (My Friend Fela), de Joel Zito Araújo (Brasil)
Piazzolla: Os Anos do Tubarão (Piazzolla, los años del tiburón), de Daniel Rosenfeld (Argentina/França)
Reconstruindo Utoya (Reconstructing Utøya), de Carl Javér (Suécia/Noruega/Dinamarca)
Retrato Chinês (Chinese Portrait), de Wang Xiaoshuai (Hong Kong)
Testemunhas de Putin (Svideteli Putina), de Vitaly Mansky (Letônia/Suíça/República Checa)
Ziva Postec. A Montadora por Trás do Filme ‘Shoah’ (Ziva Postec), de Catherine Hébert (Canadá)
COMPETIÇÃO BRASILEIRA | CURTA-METRAGEM:
As Constituintes de 88, de Gregory Baltz (RJ)
Kerexu, de Denis Rodriguez e Leonardo Remor (RS)
Nome de Batismo – Frances, de Tila Chitunda (PE)
Partir, de Sonia Guggisberg (SP)
Planeta Fábrica, de Julia Zakia (SP)
A Primeira Foto, de Tiago Pedro (CE)
Retratos Sobre o Não Ver, de Erik Gasparetto (PR)
Sem Título # 5: A Rotina Terá seu Enquanto, de Carlos Adriano (SP)
Vento de Sal, de Anna Azevedo (RJ)
COMPETIÇÃO INTERNACIONAL | CURTA-METRAGEM:
2001 – Faíscas na Escuridão (2001 Sparks in the dark), de Pedro González Bermúdez (Espanha)
O Costureiro Debaixo da Ponte, de Banpark Jieun (Coreia do Sul)
As Instruções (Odprawa), de Filip Drzewiecki (Polônia)
Lily, de Adrienne Gruben (EUA)
O Mar Enrola na Areia, de Catarina Mourão (Portugal)
Na Boca da Mina (In the mouth of the mine), de Brandán Cerviño (Cuba)
Na Nossa Casa (In our home), de Iban Colón (Espanha)
Nove Cinco, de Tomás Arcos (Chile)
Swatted, de Ismaël Joffroy Chandoutis (França)
COMPETIÇÃO LATINO-AMERICANA:
A Arrancada (La Arrancada), de Aldemar Matias (França/Cuba/Brasil)
Está Tudo Bem, de Tuki Jencquel (Venezuela/Alemanha)
Hoje e Não Amanhã, de Josefina Morandé (Chile)
A Liberdade é uma Palavra Grande (Freedom is a big word), de Guillermo Rocamora (Uruguai/Brasil)
Maricarmen, de Sergio Morkin (México)
Piazzolla: Os Anos do Tubarão (Piazzolla, los años del tiburón), de Daniel Rosenfeld (Argentina/França)
O ESTADO DAS COISAS:
Carta a Theo (Lettre A Théo), de Elodie Lélu (Bélgica)
Marceline. Uma Mulher. Um Século, de Cordelia Dvorák (França/Holanda)
Maria Luiza, de Marcelo Díaz (Brasil)
PROGRAMAS ESPECIAIS:
O Barato de Iacanga, de Thiago Mattar (Brasil)
Fotografação, de Lauro Escorel (Brasil)
Milú, de Tarso Araujo e Raphael Erichsen (Brasil)
Fotos: Divulgação.