Depois de ser premiada, a cineasta e atriz libanesa comandará o júri da mostra paralela.
A 72ª edição do Festival de Cannes acontecerá entre os dias 14 e 25 de maio e algumas novidades para esse ano já foram anunciadas. Nesta terça-feira, 26/03, foi divulgado que a cineasta libanesa Nadine Labaki presidirá o júri da mostra Un Certain Regard, paralela ao evento, que coloca em evidência filmes mais atípicos que os da Competição Oficial e dirigidos por novos cineastas que oferecem uma perspectiva única para o público.
Labaki, que também é atriz e produtora, já é presença constante na Croisette. Seu primeiro longa como diretora, Caramelo, foi exibido na Quinzena dos Realizadores, em 2007. Depois, voltou com E Agora Onde Vamos?, em 2011, na mostra Un Certain Regard, também conhecida como Um Certo Olhar, na qual recebeu Menção Especial do Júri Ecumênico e o Prêmio François Chalais. No ano passado, fez parte da Competição Oficial com o drama Cafarnaum, disputou a Palma de Ouro e foi contemplada com o Prêmio do Júri, além de receber também o Prix de la citoyenneté e o Prêmio do Júri Ecumênico. Fora isso, em 2014, participou do longa Rio, Eu Te Amo e dirigiu o segmento O Milagre, no qual também atuou ao lado de Harvey Keitel e Cauã Antunes.
Em comunicado oficial, a cineasta falou sobre o cargo, que nos anos anteriores foi ocupado por Benicio Del Toro e Uma Thurman: “Eu lembro de quando costumava frequentar Cannes como estudante de Cinema. Eu estava muito animada para conhecer o festival de maior prestígio do mundo. Naquela época, parecia tão fora de alcance para mim. Lembro de levantar cedo e das intermináveis filas para conseguir um ingresso. Parece que foi ontem, mas foi há quinze anos. Hoje, sou presidente do Júri da mostra Un Certain Regard, que comprova que, às vezes, a vida pode ser ainda melhor que seus sonhos. Mal posso esperar para ver os filmes da seleção, para debater, discutir e encontrar inspiração no trabalho de outros artistas”.
Depois de se formar em Audiovisual pela Universidade de Beirute, Nadine Labaki dirigiu anúncios e videoclipes que foram muito premiados. Em 2004, fez parte da Cinéfondation do Festival de Cannes para escrever e desenvolver Caramelo, seu primeiro longa-metragem. Ao longo de sua carreira, se destacou em diversas premiações. Recentemente, com Cafarnaum, foi indicada ao Oscar de melhor filme estrangeiro, ao Globo de Ouro, César Awards e BAFTA. O filme, protagonizado pelo jovem talentoso Zain Al Rafeea, também foi premiado na Mostra Internacional de Cinema em São Paulo e nos festivais de Roterdã, Melbourne, Montréal, Sarajevo e Estocolmo.
A mostra Un Certain Regard começa no dia 15 de maio, depois da abertura da 72ª edição do Festival de Cannes. Os vencedores serão anunciados na sexta-feira, 24/05.
Foto: Getty Images Europe.