Flávio Bauraqui e DF Fiuza falam sobre Abraço, filme exibido no 23º Cine PE

por: Cinevitor

equipeabracocinepeEquipe reunida na coletiva de imprensa.

O primeiro filme da Mostra Competitiva de Longas-Metragens do 23º Cine PE – Festival do Audiovisual foi exibido na terça-feira, 30/07, no Cinema São Luiz. Abraço, de DF Fiuza, narra uma história que envolve educação, movimento estudantil, machismo, racismo e resiliência. O longa remonta uma mobilização que aconteceu em 2008, quando educadores sergipanos das redes municipal e estadual de ensino se uniram em defesa da manutenção da Progressão Vertical, para evitar a perda de direitos já conquistados

A história começa quando os professores sergipanos travam uma luta jurídica com o governo do estado para evitar a perda de direitos já conquistados: 30 mil professores de todas as partes do estado deixam suas escolas e partem em uma longa jornada para lutar na capital Aracaju. O desafio é convencer os desembargadores do Tribunal de Justiça a não votar pelo fim da carreira do magistério. O julgamento é adiado duas vezes e a batalha se prolonga por um mês. No meio desta luta entre governo e professores, a professora Ana Rosa, interpretada por Giuliana Maria, vive o desafio de ser mãe, mulher e dirigente sindical. Ela precisa conciliar as múltiplas tarefas da vida profissional e doméstica, mas a incompreensão de seu marido e a visão machista de sua própria mãe tornam a sua jornada ainda mais desafiadora.

bauraquigiulianacinepeGiuliana Maria e Flávio Bauraqui na coletiva de imprensa.

Antes da exibição, o diretor Deivison Fiuza subiu ao palco acompanhado por sua equipe e discursou: “O Brasil não merece o momento que está vivendo”. Ovacionado pelo público, que mais uma vez lotou a sala de projeção, o cineasta teve suas palavras completadas pela breve e potente fala do protagonista Flávio Bauraqui: “Podem até nos balançar, mas cair, não iremos”.

O filme conta também com Flávio Porto, Rose Ribeiro, Paulo Roque e Mônica Moreira no elenco; a trilha sonora foi composta por André Abujamra e Eron Guarnieri; Jorge Monclar assina a direção de fotografia.

Para falar mais sobre Abraço, registramos os melhores momentos da apresentação do filme no Cinema São Luiz e conversamos com o diretor e com o ator Flávio Bauraqui no dia seguinte à exibição, depois da coletiva de imprensa.

Aperte o play e confira:

*O CINEVITOR está em Recife a convite do evento e você acompanha a cobertura do festival por aqui e pelas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram e YouTube.

Foto: Felipe Souto Maior.

Comentários