Cinema gaúcho no tapete vermelho.
Escrito e dirigido por Emiliano Cunha, Raia 4 foi exibido na Mostra Competitiva de Longas Brasileiros do 47º Festival de Cinema de Gramado no sábado, 17/08. O filme, que já participou de festivais do Panamá, Cartagena das Índias, na Colômbia, e Uruguai, também foi selecionado para o Festival de Shanghai.
O longa é um drama com elementos de suspense ambientado no universo da natação competitiva e traz no elenco as estreantes Brídia Moni e Kethelen Guadagnini, Fernanda Chicolet e José Henrique Ligabue, entre outros. Na trama, duas adolescentes de temperamentos distintos são unidas pelos conflitos da idade e, principalmente, pelo amor pela natação. As inquietações de Amanda se intensificam e ela acaba buscando refúgio no único local em que se sente plena e segura: embaixo d’água, onde segredos não podem ser ouvidos.
Raia 4 foi rodado entre janeiro e fevereiro de 2018 em locações em Porto Alegre e arredores. As gravações duraram 27 diárias, com um elenco de 40 atores e 200 figurantes. Cunha divide a produção com Davi de Oliveira Pinheiro e Pedro Guindani. Na equipe técnica estão: Valeria Verba e Sheila Marafon, que dividem a direção de arte; Edu Rabin, diretor de fotografia; Vicente Moreno, montagem; e Beto Picasso, diretor de produção.
O diretor subiu ao palco do Palácio dos Festivais acompanhado por diversos integrantes da equipe: “Queríamos muito fazer a estreia nacional em Gramado, não só pela carreira dos curtas que eu tive aqui, mas principalmente porque será a primeira vez que vou conseguir exibir o filme para a grande maioria do elenco e também para seus pais”, disse Cunha. No dia seguinte à exibição, a equipe participou de uma coletiva de imprensa.
Para falar mais sobre Raia 4, conversamos com as atrizes Brídia Moni e Kethelen Guadagnini e também com o diretor, que destacaram diversos assuntos, como: preparação de elenco, entrosamento, estreia em Gramado, entre outros.
Aperte o play e confira:
*O CINEVITOR está em Gramado e você acompanha a cobertura do evento por aqui, pelo canal no YouTube e pelas redes sociais: Twitter, Facebook e Instagram.
Foto: Cleiton Thiele/Agência Pressphoto.