Festival do Rio 2019: conheça os filmes brasileiros selecionados

por: Cinevitor

acquamovierioAntonio Haddad e Alessandra Negrini em Acqua Movie: na disputa pelo Troféu Redentor.

O Festival do Rio 2019, que acontecerá entre os dias 9 e 19 de dezembro, acaba de anunciar os selecionados da Première Brasil, uma das mostras mais aguardadas e concorridas do evento, que vai exibir produções de novos diretores e consagrados com filmes dos mais variados enfoques e regiões do país.

Considerada como uma das principais janelas cinematográficas do país, a Première Brasil oferece ao público o privilégio de participar de debates com cineastas, produtores e atores e escolher o melhor filme nas categorias de ficção, documentário e curta, através do voto popular; um júri oficial elege as demais categorias.

A mostra competitiva Novos Rumos, que a cada ano conquista o público e se consolida como um espaço aberto à diversas linguagens cinematográficas, vai exibir 9 longas e 7 curtas de cineastas estreantes e veteranos em sua seleção. Parte da Première Brasil, a Mostra Retratos Musicais vai apresentar 6 recortes sobre personalidades, fatos e instituições relevantes para a história da música e do país. Por conta da diversidade de temas, outros filmes brasileiros serão exibidos em mostras do Festival do Rio, como: Panorama, Première Latina, Itinerários Únicos, Fronteiras e Geração.

Neste ano, o filme de abertura será o drama Adoráveis Mulheres, de Greta Gerwig. O longa, estrelado por Emma Watson, Saoirse Ronan, Laura Dern, Eliza Scanlen, Florence Pugh, Meryl Streep e Timothée Chalamet, é baseado no livro clássico de Louisa May Alcott. A trama acompanha a vida das irmãs March enquanto caminham para a vida adulta sem a presença do pai, que luta na Guerra Civil Americana. A escritora Jo está trabalhando em um romance sobre sua vida e de suas irmãs: a atriz Meg, a pintora Amy e a pianista Beth. Embora sejam muito diferentes entre si, são unidas por um forte laço de amor incondicional, em tempos difíceis.

Além disso, acontece também o RioMarket, uma área de negócios do Festival do Rio que tem como compromisso contribuir para o desenvolvimento da indústria audiovisual, permitindo a troca de conhecimento entre profissionais renomados, novos produtores e empresas conceituadas da área, e proporcionando novas oportunidades de negócios e capacitação de profissionais do mercado.

Desde sua criação, o Festival do Rio já exibiu 7 mil longas, incluindo filmes premiados em festivais e mostra internacionais como Cannes, Berlim, Toronto, Veneza e outros. Formador de público mas também de mão de obra, o festival capacitou mais de 7 mil profissionais para o mercado audiovisual e de eventos. Distribuídos em diferentes mostras, incluindo a Première Brasil, os filmes nacionais compõem parte importante do festival, que é a maior vitrine da cinematografia brasileira.

Neste ano, o festival passou por seu maior desafio em termos financeiros. Para conseguir realizar esta edição, optou pelo financiamento coletivo, que arrecadou mais de 600 mil reais com o apoio de mais de 1.824 benfeitores.

Conheça os filmes brasileiros selecionados para o Festival do Rio 2019:

COMPETIÇÃO | FICÇÃO

Acqua Movie, de Lírio Ferreira (PE)
A Febre, de Maya Da-Rin (RJ)
Anna, de Heitor Dhalia (SP)
Breve Miragem de Sol, de Eryk Rocha (SP)
Fim de Festa, de Hilton Lacerda (PE)
M8 – Quando a Morte Socorre a Vida, de Jeferson De (RJ)
Macabro, de Marcos Prado (RJ)
Pureza, de Renato Barbieri (DF)
Três Verões, de Sandra Kogut (RJ)

COMPETIÇÃO | DOCUMENTÁRIO

Amazônia Sociedade Anônima, de Estevão Ciavatta (RJ)
Favela é Moda, de Emílio Domingos (RJ)
Fé e Fúria, de Marcos Pimentel (MG)
Flores do Cárcere, de Paulo Caldas e Barbara Cunha (SP)
Mangueira em 2 Tempos, de Ana Maria Magalhães (RJ)
Minha Fortaleza, os Filhos de Fulano, de Tatiana Lohmann (SP)
Ressaca, de Vincent Rimbaux e Patrizia Landi (RJ)
Sem Descanso, de Bernard Attal (BA)

COMPETIÇÃO NOVOS RUMOS

30 Anos Blues, de Andradina Azevedo e Dida Andrade (SP)
A Rosa Azul de Novalis, de Gustavo Vinagre e Rodrigo Carneiro (SP)
Casa, de Letícia Simões (PE)
Chão, de Camila Freitas (DF)
A Torre, de Sergio Borges (MG)
Sem Seu Sangue, de Alice Furtado (RJ)
Sete Anos em Maio, de Affonso Uchôa (MG)
Terminal Praia Grande, de Mavi Simão (MA)

COMPETIÇÃO | CURTAS-METRAGENS

A Mentira, de Klaus Diehl e Rafael Spínola (RJ)
Apneia, de Carol Sakura e Walkir Fernandes (PR)
As Viajantes, de Davi Mello (SP)
Bicha-bomba, de Renan de Cillo (PR)
Carne, de Camila Kater (SP)
Carvão, de Miguel Guimarães de Goes (RJ)
Copacabana Madureira, de Leonardo Martinelli (RJ)
Enraizada, de Tiago Delácio (PE)
Nosso Tempo, de André Emidio (RJ)
Quando a Chuva Vem?, de Jefferson Batista (PE)
Sangro, de Tiago Minamisawa, Bruno H. Castro e Guto BR (SP)

COMPETIÇÃO NOVOS RUMOS | CURTAS-METRAGENS

Baile, de Cíntia Domit Bittar (SC)
Bonde, de Asaph Luccas (SP)
Codinome Breno, de Manoel Batista (RN)
Entre, de Ana Carolina Marinho e Bárbara Santos (SP)
Histórias para Contar, de Julia Lemos Lima (RJ)
Revoada, de Victor Costa Lopes (CE)
Sem Asas, de Renata Martins (SP)

PREMIÈRE BRASIL | HORS CONCOURS | LONGAS-METRAGENS

Ficção:

Abe, de Fernando Grostein Andrade (SP)
A Divisão, de Vicente Amorim (RJ)
Aos Nossos Filhos, de Maria de Medeiros (SP)
Boca do Ouro, de Daniel Filho (RJ)
Carlinhos e Carlão, de Pedro Amorim (RJ)
Depois a Louca Sou Eu, de Julia Rezende (RJ)
Intervenção, de Caio Cobra (RJ)
O Traidor, de Marco Bellocchio (Itália/Brasil/França/Alemanha)
Pacarrete, de Allan Deberton (CE)
Pacificado, de Paxton Winters (Brasil/EUA)
Piedade, de Claudio Assis (RJ)
Veneza, de Miguel Falabella (RJ)

Documentário:

Babenco – Alguém tem que ouvir o coração e dizer: Parou, de Bárbara Paz (SP)
Barretão, de Marcelo Santiago (RJ)
Encarcerados, de Claudia Calbri, Fernando Grostein Andrade e Pedro Bial (SP)

PREMIÈRE BRASIL | NOVOS RUMOS | HORS CONCOURS

Sofá, de Bruno Safadi (RJ)
Segundo Tempo, de Rubens Rewald (SP)

PREMIÈRE BRASIL | HORS CONCOURS | CURTAS

Alfredinho, de Roberto Berliner (RJ)
Amnestia, de Susanna Lira (RJ)
Tuã Ingugu [Olhos d’Água], de Daniela Thomas (RJ)

PREMIÈRE BRASIL | RETRATOS MUSICAIS

30 Dias – Um carnaval entre a alegria e a desilusão, de Valmir Moratelli (RJ)
A Maldita, de Tetê Mattos (RJ)
Arto Lindsay 4D, de André Lavaquial (RJ)
Blitz, O Filme, de Paulo Fontenelle (RJ)
Chorão: Marginal Alado, de Felipe Novaes (SP)
Gilberto Gil Antologia Vol.1 (1968/87), de Lula Buarque de Hollanda (RJ)

PREMIÈRE BRASIL  ITINERÁRIOS ÚNICOS

A Mulher da Luz Própria, de Sinai Sganzerla (SP)
A Última Gravação, de Isabel Cavalcanti e Celia Freitas (RJ)
Banquete Coutinho, de Josafá Veloso (SP)
Madame, de André da Costa Pinto e Nathan Cirino (RJ)
Movimentos do Invisível, de Flávia Guayer e Letícia Monte (RJ)
Quatro Dias com Eduardo, de Victor Hugo Fiuza (RJ)

PREMIÈRE BRASIL MOSTRA FRONTEIRAS

A Nossa Bandeira Jamais Será Vermelha, de Pablo Lopez Guelli (SP)
O Mês que Não Terminou, de Francisco Bosco e Raul Mourão (RJ)
O Paradoxo da Democracia, de Belisário Franca (RJ)
Outubro, de Maria Ribeiro e Loiro Cunha (SP)
Partida, de Caco Ciocler (SP)

PREMIÈRE BRASIL MOSTRA GERAÇÃO

Alice Júnior, de Gil Baroni (PR)
Lugar de Fala, de Felipe Nepomuceno (RJ)
Que os Olhos Ruins Não te Enxerguem, de Roberto Maty (SP)
Raia 4, de Emiliano Cunha (RS)

MOSTRA PREMIÈRE LATINA

Aos Olhos de Ernesto, de Ana Luiza Azevedo (RS)
Breve História do Planeta Verde, de Santiago Loza (Argentina/Alemanha/Brasil/Espanha)
La Arrancada, de Aldemar Matias (França/Cuba/Brasil)
Nona. Si me mojan, yo los quemo, de Camila José Donoso (Chile/Brasil/França/Coreia do Sul)
Poetas del Cielo, de Emilio Maillé (Brasil/México)

MOSTRA PANORAMA

Doidos de Pedra, de Luiz Eduardo Ozório (RJ)
Família de Axé, de Tetê Moraes (RJ)

Foto: Divulgação.

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