Vertin Moura em Sertânia, de Geraldo Sarno.
Entre os dias 20 e 30 de agosto acontecerá a quarta edição do Festival ECRÃ, que por conta da pandemia de Covid-19 será em formato on-line. O festival traz mais de cem obras entre filmes, instalações, performances, videoarte e realidade virtual com acesso gratuito. O evento também oferecerá mesas redondas, lives e sessões especiais.
A programação apresenta obras exibidas em grandes festivais, como Cannes, Berlim, Roterdã, Locarno e expostas em diversos museus pelo mundo. As obras estarão disponíveis 24h por dia durante os onze dias de evento através do site (clique aqui). Vale lembrar que alguns títulos estarão disponíveis somente no Brasil.
Entre os destaques da Experiência Cinema da quarta edição estão: a estreia mundial de Prazeres Circunstanciais, do diretor americano Lewis Klahr; Não Haverá Mais Noite, de Eléonore Weber, selecionado para o Cinéma du Réel; Gerações, de Lynne Siefert, exibido em Berlim; Meu Pretzel Mexicano, de Nuria Gimenez e Não Há Lado Sombrio, de Erik Negro, ambos selecionados para o último festival de Roterdã. E mais: Calidris, de Peter Azen, exibido no Festival de Munique; O Documento Giverny (Canal Único), de Já’Tovia Gary, premiado em Locarno e Ariadne, de Jacky Connolly, filme produzido em machinima e selecionado para o Festival de Milão.
Entre os curtas-metragens a seleção segue com Monstro Deus, de Agustina San Martín, que recebeu uma Menção Especial no Festival de Cannes; Daltônicos, de Ben Russel, que foi selecionado para Locarno; A Correnteza X, de Hiroya Sakurai, que ganhou o prêmio de melhor curta experimental no Festival de Veneza; entre outros.
Entre os destaques nacionais estão: É Rio e Rocha, Negro Leo de Paula Gaitán, exibido na última Mostra de Cinema de Tiradentes. Também de Tiradentes, estão: Sofá, de Bruno Safadi, Sertânia, de Geraldo Sarno, Cavalo, de Rafhael Barbosa e Werner Salles, e o curta-metragem Pattaki, de Everlane Moraes. O festival também traz estreias de filmes nacionais como os longas Passou, do pernambucano Felipe André Silva; A Densa Nuve, o seio, de Vinícius Romero; os curtas Replay, de Julio Napoli; Céu na Terra, de Raquel Monteiro; Duas Imagens de Guerra, de João Pedro Faro; além de No Olho do Outro, do cineasta e crítico de cinema Fábio Andrade.
A curadoria foi formada por: Daniel Diaz e Rian Rezende (instalações, poerformances, videoartes e VR/360°); Gabriel Papaélo (curtas-metragens); e Pedro Tavares (longas e médias-metragens).
Conheça os filmes selecionados para o 4º Festival ECRÃ:
LONGAS E MÉDIAS-METRAGENS
4LGUNXS PIBXS, de Raúl Perrone (Argentina)
中孚 61. A VERDADE INTERIOR (中孚 61. LA VERDAD INTERIOR), de Sofia Brito (Argentina)
A CASA DE PLÁSTICO (THE PLASTIC HOUSE), de Allison Chhorn (Austrália)
A DENSA NUVE, O SEIO, de Vinicius Romero (Brasil)
A FORMA DO QUE ESTÁ POR VIR (A SHAPE OF THINGS TO COME), de J.P Sniadecki e Lisa Marie Malloy (EUA)
ARIADNE, de Jacky Connolly (EUA)
CALIDRIS, de Peter Azen (Brasil/EUA)
CAVALO, de Rafhael Barbosa e Werner Salles (Brasil)
CIDADEFANTASMA (鬼鎮), de Jon Cates (EUA)
É ROCHA E RIO, NEGRO LEO, de Paula Gaitán (Brasil)
ESTÁTICO APÓS O VERÃO (STATIC AFTER SUMMER), de Eli Hayes (EUA)
ESTRATOS FANTASMAS (GHOST STRATA), de Ben Rivers (Reino Unido)
GERAÇÕES (GENERATIONS), de Lynne Siefert (EUA)
MEU PRETZEL MEXICANO (MY MEXICAN PRETZEL), de Nuria Giménez (Espanha)
NÃO HÁ LADO SOMBRIO (ATO 1: 2007-2019) (NON C’È NESSUNA DARK SIDE (ATTO UNO 2007-2019)), de Erik Negro (Itália)
NÃO HAVERÁ MAIS NOITE (THERE WILL BE NO MORE NIGHT), de Eléonore Weber (França)
O DOCUMENTO GIVERNY (CANAL ÚNICO) (THE GIVERNY DOCUMENT (SINGLE CHANNEL)), de Ja’tovia M. Gary (EUA)
PASSOU, de Felipe André Silva (Brasil)
PRAZERES CIRCUNSTÂNCIAIS (CIRCUMSTANTIAL PLEASURES), de Lewis Klahr (EUA)
PRESSÃO ATMOSFÉRICA (ATMOSPHERIC PRESSURE), de Peter Treherne (Reino Unido)
REVOLUÇÃO LAVANDERIA (信念のメリーゴーランド), de Mark Chua e Lam Li Shuen (Singapura)
SERTÂNIA, de Geraldo Sarno (Brasil)
SOFÁ, de Bruno Safadi (Brasil)
SONO DE OUTONO (AUTUMNAL SLEEPS), de Michael Higgins (Irlanda)
TELEMUNDO, de James Benning (EUA)
VIAGEM FANTASMA (PHANTOM RIDE), de Stephen Broomer (Canadá)
CURTAS-METRAGENS
A CORRENTEZA X (THE STREAM X), de Hiroya Sakurai (Japão)
A MORTE BRANCA DO FEITICEIRO NEGRO, de Rodrigo Ribeiro (Brasil)
A QUARTA ERA (FOURTH ERA), de Aaron Berry (EUA)
A TERRA TEVE PROBLEMAS DE CARREGAR…, de Leonardo Pirondi (Brasil/EUA)
A VIDA DENTRO DE UM MELÃO, de Helena Frade (Brasil)
AQUELES QUE NÃO SE LEMBRAM DO PASSADO ESTÃO CONDENADOS A REPETÍ-LO (THOSE WHO DO NOT REMEMBER THE PAST ARE CONDEMNED TO REPEAT IT), de Edwin Lo (Hong Kong)
ASSISTINDO A DOR DOS OUTROS (WATHCING THE PAIN OF OTHERS), de Chloé Galibert-laîné (França)
AS BELEZAS DE GARDEN CITY (GARDEN CITY BEAUTIFUL), de Ben Balcom (EUA)
BOOKANIMA: ANDY WARHOL, de Shon Kim (Coreia do Sul)
CÉU NA TERRA, de Raquel Monteiro (Brasil)
CRESCIMENTO PESSOAL (PERSONAL GROWTH), de Vicky Langan e Maximilian Le Cain (Irlanda)
DALTÔNICOS (COLOR-BLIND), de Ben Russell (Reino Unido)
DO OBSERVATÓRIO EU VI, de Thaís Inácio (Brasil)
DUAS IMAGENS DE GUERRA, de João Pedro Faro (Brasil)
E UM GATO DE PORCELANA… (Y UN GATO DE PORCELANA…), de Juana Robles (Irlanda)
ESPECTROS DA TERRA, de Daniel & Clara (Reino Unido)
FRATURA EXPOSTA, Pt. I “A SONÂMBULA”, de Natália Reis (Brasil)
FREEZE FRAME, de Soetkin Verstegen (Bélgica)
HOMENAGEM AO VENTO (HOMAGE TO AIRWAY), de Sophia Ioannou Gjerding (Dinamarca)
UMA HISTÓRIA DA ÁFRICA (A STORY FROM AFRICA), de Billy Woodberry (EUA/Portugal)
LYZ PARAYZO – ARTISTA DO FIM DO MUNDO, de Fernando Santana (Brasil)
MONSTRO DEUS (MONSTRUO DÍOS), de Agustina San Martín (Argentina)
ONDE EU NÂO TE ENCONTRE (WHERE I DON’T MEET YOU), de Charlotte Clermont (Canadá)
PAPAI SE FOI (DAD IS GONE), de Pere Ginard (Espanha)
PATTAKI, de Everlane de Moraes (Brasil)
PELANO!, de Calebe Lopes e Christiana Mariani (Brasil)
PERDIDA EM SEUS CABELOS (SEGUNDA-FEIRA) (LOST IN HER HAIR (MONDAY)), de Pegah Pasalar (Irã)
POTÊNCIA BRUTA (RAW POWER), de Pierre-luc Vaillancourt (França)
REPLAY, de Julio Napoli (Brasil)
RIO SUBMERSO, de Ivan Ignacio, Lucas Bártolo, Beatriz Leonardo e Luís Fellipe (Brasil)
SDtoHDuprezMaxV2_009.mp4, de Anna Spence (EUA)
SE VOCÊ PUDESSE VOLTAR, EU PODERIA VÊ-LA (IF YOU COULD GO BACK, I WOULD SEE HER), de Joshua R. Troxler (EUA)
TEMPORAL, de Maíra Campos e Michel Ramos (Brasil)
TERRA VELHA, de Andrew Lima (Canadá)
TRANSPARENTE, O MUNDO É (TRANSPARENT, THE WORLD IS), de Yuri Muraoka (Japão)
TU QUE FLUTUAS E PASSAS POR MIM, de André Sarmento (Portugal)
CURTAS E MÉDIAS-METRAGENS | REALIDADE VIRTUAL
ADEUS PARAÍSO (GOODBYE PARADISE), de Scott Schimmel (EUA)
AK, de Giorgio Barchetti (Itália)
A PROMESSA DE IRACEMA, de Larissa Ribeiro (Brasil)
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Foto: Miguel Vassy.