Aos 91 anos, Cid Moreira narra a sua própria história em Boa Noite, de Clarice Saliby.
A programação da segunda fase do É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários 2020 foi apresentada nesta quarta-feira, 09/09, em uma coletiva on-line comandada por Amir Labaki, diretor-fundador do evento. A 25ª edição, que acontecerá entre os dias 23 de setembro e 4 de outubro, exibirá um total de 60 longas e curtas-metragens em competição e hors-concours, de forma gratuita, em plataformas de streaming.
No total, a 25ª edição do É Tudo Verdade apresenta em sua seleção 91 títulos não-ficcionais. Em sua fase inicial, realizada entre 25 de março e 15 de abril passado, o festival apresentou 30 títulos não-ficcionais, entre filmes e séries.
As produções premiadas pelos júris do É Tudo Verdade 2020, nas competições brasileiras e internacionais de longas/médias-metragens e de curtas, estarão automaticamente classificadas para apreciação à disputa pelo Oscar do ano que vem.
“Circunstâncias emergenciais exigem soluções excepcionais. A pandemia de Covid-19 inviabilizou nossa 25ª edição em salas, mas vamos celebrar esta marca histórica com uma segunda etapa também digital, reafirmando em sintonia com nossos patrocinadores e parceiros a tradição de excelência de nossas competições, sessões especiais, palestras e debates. Comemoro, em especial, a retomada da Conferência Internacional do Documentário, realizando online sua 17ª edição ao lado do Itaú Cultural”, afirma Amir Labaki.
Um dos vencedores do Olho de Ouro de melhor documentário no Festival de Cannes no ano passado, A Cordilheira dos Sonhos, dirigido por Patricio Guzmán, será o filme de abertura da fase competitiva da 25ª edição do É Tudo Verdade, em sessão especial para convidados no Drive-in Belas Artes, em São Paulo, dia 23 de setembro. No mesmo dia, às 20h30, o filme será exibido também via streaming, dentro da programação on-line do festival. Pela primeira vez, o É Tudo Verdade terá uma sessão especial de encerramento, logo após a cerimônia de premiação. O filme para esta sessão será anunciado nas próximas semanas.
Dez longas-metragens brasileiros em competição serão exibidos virtualmente ao público da 25ª edição do É Tudo Verdade, em sessões diárias, às 21h. Os links das exibições estarão disponíveis no site. Sempre às 17h do dia seguinte de cada estreia em streaming, os diretores dos longas participarão de um debate virtual, na plataforma do festival.
Os longas internacionais, curtas brasileiros e internacionais em competição serão exibidos em sessões diárias às 18h. Em data a ser confirmada, o Ciclo Sesc/É Tudo Verdade/Premiados apresentará 6 longas-metragens brasileiros premiados na Competição Brasileira do festival na última década.
Conheça os filme selecionados para a segunda etapa do É Tudo Verdade 2020:
LONGAS E MÉDIAS-METRAGENS BRASILEIROS | COMPETIÇÃO
A Ponte de Bambu, de Marcelo Machado (SP)
Atravessa a Vida, de João Jardim (RJ)
Boa Noite, de Clarice Saliby (RJ)
Fico te Devendo uma Carta sobre o Brasil, de Carol Benjamin (RJ)
Jair Rodrigues – Deixa que Digam, de Rubens Rewald (SP)
Libelu – Abaixo a Ditadura, de Diógenes Muniz (SP)
Meu Querido Supermercado, de Tali Yankelevich (SP)
Não Nasci para Deixar meus Olhos Perderem Tempo, de Claudio Moraes (DF)
Os Quatro Paralamas, de Roberto Berliner e Paschoal Samora (RJ)
Segredos do Putumay, de Aurélio Michiles (SP)
LONGAS E MÉDIAS-METRAGENS INTERNACIONAIS | COMPETIÇÃO
1982, de Lucas Gallo (Argentina)
Cidade dos Sonhos (City Dream/Cheng Shi Meng), de Weijun Chen (China)
Colectiv (Collective), de Alexander Nanau (Romênia/Luxemburgo)
O Espião (The Mole Agent), de Maite Alberdi (Chile/EUA/Alemanha/Holanda/Espanha)
Ficção Privada (Private Fiction/Ficción Privada), de Andrés Di Tella (Argentina)
Forman vs. Forman, de Jakub Hejna e Helena Trestíková (República Checa/França)
Golpe 53 (Coup 53), de Taghi Amirani (Reino Unido/Irã/EUA)
Influência (Influence), de Richard Poplak e Diana Neille (África do Sul/Canadá)
Pão Amargo (Bitter Bread), de Abbas Fahdel (Líbano)
O Rei Nu (The Naked King/Der Nackte König 18 Fragmente Über Revolution), de Andreas Hoessli (Alemanha/Polônia/Suíça)
O Rolo Proibido (The Forbidden Reel), de Ariel Nasr (Canadá)
Silêncio de Rádio (Radio Silence), de Juliana Fanjul (Suíça/México)
CURTAS-METRAGENS BRASILEIROS | COMPETIÇÃO
ChoVer, de Guga Millet (RJ)
Filhas de Lavadeiras, de Edileuza Penha de Souza (DF)
Lora, de Mari Moraga (SP)
Metroréquiem, de Adalberto Oliveira (PE)
Movimento, de Lucas Tomaz Neves (SP)
Ouro para o Bem do Brasil, de Gregory Baltz (RJ)
Recoding Art, de Bruno Moreschi e Gabriel Pereira (SP)
Sem Título # 6: o Inquietanto, de Carlos Adriano (SP)
Ver a China, de Amanda Carvalho (Brasil, SP/China)
CURTAS-METRAGENS INTERNACIONAIS | COMPETIÇÃO
3 Saídas Lógicas (3 Logical Exits), de Mahdi Fleifel (Dinamarca/Reino Unido/Líbano)
Algo Mais (This Means More), de Nicolas Gourault (França)
Asho, de Jafar Najafi (Irã)
Meu País Tão Lindo (Moj Kraj Taki Piekny/My Country So Beautiful), de Grzegorz Paprzycki (Polônia)
Notícias da Capital do Antimônio (Nouvelles de la Capitale d’Antimoine/Antimony Capital News), de Guangli Liu (França)
Saudade, de Denize Galiao (Alemanha)
Sem Choro na Mesa de Jantar (No Crying at the Dinner Table), de Carol Nguyen (Canadá)
Seu Canto (Her Song), de Laura Taillefer Viñas (Portugal)
Uma Longa Distância (Long Distance/Larga Distância), de Juan Manuel Calisto (Peru)
SESSÕES ESPECIAIS
Eu Caminho (I Walk), de Jørgen Leth (Dinamarca)
Garoto – Vivo Sonhando, de Rafael Veríssimo (Brasil)
O ESTADO DAS COISAS
*Mostra informativa de documentários brasileiros e internacionais.
Filmfarsi, de Ehsan Khoshbakht (Irã/Reino Unido)
Gyuri, de Mariana Lacerda (Brasil)
O Segundo Encontro, de Veronique Ballot (Brasil/França)
FOCO LATINO-AMERICANO
Brouwer, a Origem da Sombra (Brouwer, the Origin of the Shadow), de Katherine Gavilan e Lisandra Lopez Fabe (Cuba)
Suspensão (Suspensión), de Simón Uribe (Colômbia)
É TUDO VERDADE 25
*Exibições especiais em comemoração aos 25 anos do festival na plataforma Itaú Cultural
Santiago das Américas ou O Olho do Terceiro Mundo, de Silvio Tendler (Brasil)
Volkswagen – Operários na Alemanha e no Brasil, de Jorge Bodanzky e Wolf Gauer (Brasil/Alemanha)
17ª CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DO DOCUMENTÁRIO
*exibição na plataforma Itaú Cultural
40 dias para aprender Cinema (40 days to learn film), de Mark Cousins (Reino Unido)
A Televisão e Eu (La Televisión y Yo), de Andrés Di Tella (Argentina)
Gyuri, de Mariana Lacerda (Brasil)
O Segundo Encontro, de Veronique Ballot (Brasil/França)
Santos Dumont: Pré-Cineasta?, de Carlos Adriano e Bernardo Vorobow (Brasil)
Para conferir a programação completa com seminários, debates, entre outros, clique aqui.
Foto: Divulgação/TvZERO.