Nasir

por: Cinevitor

nasirposter1Direção: Arun Karthick

Elenco: Valavane Koumarane, Jensan Diwakar, Gayathri, Abdul Jaffar, Jaikumar, Meena, Vikramadityan Nambi, Niveditha, Prabanchan, Prasanna, Yasmin Rahman, Rajesh, Sudha Ranganathan, Bharath Rawal, Valli Revathi, Rifa, Saahitya, Sabari, Saimathi, Bakkiyam Sankar, Sharadha, Umavathi, Balasubramanian.

Ano: 2020

Sinopse: Nasir é um homem gentil com uma vida difícil. Apesar de tudo, Nasir permanece otimista. Escreve cartas de amor para sua esposa e declama sua poesia, silenciando até o mais falastrão dos idiotas.

Crítica: Dirigido pelo cineasta indiano Arun Karthick e premiado no Festival de Roterdã, Nasir conta a história de um vendedor de tecidos muçulmano que vive em um país tomado pela intolerância religiosa. Ainda que leve uma vida difícil, em meio ao caos urbano, se agarra no otimismo e no amor para melhorar a situação de sua família. Entre os coloridos das estampas que dominam a loja em que trabalha e sua leveza carismática, o protagonista, interpretado por Valavane Koumarane, se mostra sereno e dedicado aos afazeres profissionais e pessoais, mesmo quando percebe-se que por trás dessa calmaria há conflitos externos ao seu redor. Nota-se, ao longo da narrativa, a presença de discussões políticas e religiosas em torno da história principal, que aparecem, em um espaço diegético, por meio de anúncios ou pessoas gritando nas ruas, por exemplo. Ao revelar também situações precárias de vivência, Nasir cria uma certa tensão que ronda os 85 minutos de projeção. Com uma fotografia elogiável de Saumyananda Sahi, o longa acompanha o cotidiano de seu protagonista de maneira pessoal e leve, mas não deixa também de fazer uma crítica importante e necessária sobre o atual momento de intolerância e desigualdade que permeia o mundo todo. (Vitor Búrigo)

*Filme visto no 9º Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba.

Nota do CINEVITOR:

nota-3,5-estrelas

Comentários