CINEVITOR #376: Entrevista com Andrea Beltrão e Esmir Filho | Verlust | 44ª Mostra de São Paulo

por: Cinevitor

verlustcinevitor1Fama e poder: Ismael Caneppele, Marina Lima e Andrea Beltrão em cena.

Dirigido por Esmir Filho e protagonizado por Andrea Beltrão, Verlust é um dos destaques da Mostra Brasil da 44ª edição da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo e segue disponível na plataforma Mostra Play até quarta-feira, 04/11.

Um drama sobre indivíduos que vivem em uma atmosfera sufocante, a história acompanha a poderosa empresária musical Frederica, que, isolada na praia ao lado do marido fotógrafo e a filha adolescente, concentra-se nos preparativos de uma esperada festa de réveillon, e ainda tem que administrar a vida e carreira do ícone pop Lenny, que está produzindo uma obra misteriosa ao lado do escritor João Wommer. Quando um ser das profundezas do mar surge em sua praia, a crise se instaura e Frederica terá que enfrentar seu maior medo: a perda.

O filme se passa durante o ano novo, símbolo do despertar. A localização é uma praia isolada, paraíso impenetrável que proporciona a ilusão de segurança para os personagens. Verlust é um diálogo entre cinema e literatura. Enquanto o filme narra o ponto de vista dos personagens que se projetam na criatura do mar encalhada, o livro homônimo de Ismael Caneppele narra em primeira pessoa o ponto de vista da criatura do mar, que deseja se desprender do seu coletivo e procurar sozinha o ambiente respirável de onde partiu há séculos.

A cantora e compositora Marina Lima se uniu ao projeto para interpretar Lenny. Com uma extensa carreira e ícone de uma geração, Marina superou traumas e foi capaz de se reinventar. Ela personifica Lenny e seu constante movimento de busca. Para dialogar com ela, uma outra artista talentosa integra o elenco. Grande força dos palcos brasileiros e presença marcantes em obras audiovisuais nacionais, Andrea Beltrão traz para Frederica toda sensibilidade e poder que a personagem exala.

Completam o elenco, Ismael Caneppele, que interpreta outro personagem emprestado da vida real, o escritor João. Ismael, que colaborou com o roteiro, dá vida a um personagem que passa por uma crise na trama e descobre sua voz na voz da criatura. Junto a eles, somam-se o lendário ator chileno Alfredo Castro, de Vermelho Sol e O Clube, como o marido fotógrafo de Frederica e Fernanda Pavanelli, contrabaixista clássica, que dá vida à Tuane, filha de Frederica, e foi encontrada através de uma pesquisa de elenco pelas orquestras jovens de São Paulo.

Verlust, que chega aos cinemas no dia 5 de novembro e logo depois nas plataformas digitais, foi escrito e produzido ao longo de dez anos. Na equipe, Inti Briones assina a direção de fotografia; a direção de arte é de Mariana Urizza; Dudu Bertholini e Cintia Kiste assinam o figurino; e a maquiagem é de Britney Federline.

Para falar mais sobre o longa, batemos um papo virtual com o diretor Esmir Filho e com a protagonista Andrea Beltrão. Entre tantos assuntos, falaram sobre os bastidores de filmagens, entrosamento do elenco, a presença de Marina Lima na produção, construção das personagens, a relação do filme com a pandemia e expectativa para o lançamento.

Aperte o play e confira:

Foto: Tuane Eggers.

Comentários