Cena de Egum, de Yuri Costa: prêmio do júri popular.
Foram anunciados neste domingo, 29/11, os vencedores da 10ª edição do Circuito Penedo de Cinema, que nasceu da junção de quatro consagrados eventos do cinema alagoano. Durante sete dias, o Circuito promoveu uma extensa e diversificada programação, totalmente gratuita, às margens do Rio São Francisco, na cidade histórica de Penedo, em Alagoas, palco de um dos mais importantes festivais de cinema do país entre as décadas de 1970 e 1980.
A programação contou com o 10º Festival de Cinema Universitário de Alagoas, o 10º Encontro de Cinema Alagoano, a 7ª Mostra Velho Chico de Cinema Ambiental, a 10ª Mostra de Cinema Infantil e o 11º Festival do Cinema Brasileiro, que fortalecem a cultura cinematográfica e movimentam a produção audiovisual independente alagoana e nacional.
Neste ano, por conta da pandemia de Covid-19, a programação se dividiu entre o presencial e o on-line. Um dos destaques desta edição foi a exibição, fora de competição, do longa Piedade, de Claudio Assis, que contou com a presença do diretor e de integrantes do elenco, como: Matheus Nachtergaele e Mariana Ruggiero. Três Verões, de Sandra Kogut, e Acqua Movie, de Lírio Ferreira, também foram exibidos.
O júri deste ano foi formado por: Bertrand de Souza Lira, Ceci Alves dos Santos e Heleno Bernardo Campelo Neto na mostra Festival do Cinema Brasileiro; Alexandre Soares Taquary, Carolinni de Assis e Thiago Marques de Figueiredo na mostra Festival de Cinema Universitário de Alagoas; e Cláudio Sampaio Buia, Camilla Porto e Devyd Santos na mostra Velho Chico de Cinema Ambiental.
Conheça os vencedores do 10º Circuito Penedo de Cinema:
FESTIVAL DO CINEMA BRASILEIRO
Melhor Filme | Júri Popular: Egum, de Yuri Costa (RJ)
Melhor Filme | Júri Oficial: A Morte Branca do Feiticeiro Negro, de Rodrigo Ribeiro (SC)
FESTIVAL DE CINEMA UNIVERSITÁRIO DE ALAGOAS
Melhor Filme | Júri Popular: Segue o Baile, de Iury Santos e Gabriel Ribeiro (RJ)
Melhor Filme | Júri Oficial: Reduto, de Michel Santos (BA)
MOSTRA VELHO CHICO DE CINEMA AMBIENTAL
Melhor Filme | Júri Popular: Castanhal, de Marques Casara e Rodrigo Simões Chagas (SP)
Melhor Filme | Júri Oficial: 2019: O ano que a impunidade virou regra, de Tiago Galan Mazurkevic (RJ)
Foto: Divulgação.