15º Fest Aruanda anuncia longas em competição e homenageados

por: Cinevitor

luizmelodiaaruandaCena do documentário Todas as Melodias: vida e obra do artista Luiz Melodia.

Foi anunciada nesta terça-feira, 01/12, a lista completa com os filmes selecionados para a 15ª edição do Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro, que acontecerá entre os dias 10 e 17 de dezembro, em João Pessoa, na Paraíba.

A realidade imposta pela Covid-19, com os cinemas fechados ou ainda com muitas restrições, levou os eventos audiovisuais para a internet e esses foram os fatores que também levaram o diretor executivo do Fest Aruanda, Lúcio Vilar, a repensar procedimentos para a edição comemorativa dos 15 anos e dos 60 anos do filme que dá nome ao evento, o curta-metragem Aruanda, de Linduarte Noronha, lançado em 1960. Por fim, prevaleceu a “sensatez e a prudência”, como ele enfatiza para a decisão final de realização em formato híbrido: presencial e on-line.

Assim, serão duas sessões presenciais, respeitando todos os protocolos sanitários já seguidos pela rede Cinépolis, no Brasil, com metade da lotação da sala, uso de máscaras, entre outros: sessão de abertura e de encerramento.

As demais sessões, a partir do dia 11 até 16 de dezembro, serão totalmente on-line através de uma plataforma especial. A linha curatorial do festival, assinada pelo jornalista Amilton Pinheiro, “transita, esse ano, por temas que estão na ordem do dia, no Brasil, como as questões indígenas, pautas identitárias, raciais, intolerância, ditadura militar e suas implicações nos anos 70 e o país, hoje, em turbulência com ameaças à sua jovem democracia”, aponta Vilar. Como sempre, a programação está distribuída entre curtas e longas das mostras Competitiva Nacional e Sob o Céu Nordestino, somando 42 filmes que poderão ser acessados a partir do site para todo o Brasil e mundo.

Neste ano, foram selecionados sete longas, sendo todos documentários, para a Mostra Competitiva Nacional; e, pela primeira vez, os filmes em competição receberão prêmios em dinheiro. Além disso, a programação contará com homenagens póstumas ao historiador e escritor Wills Leal e ao cineasta Linduarte Noronha; José Maria Lopes e Helena Solberg integram o time de homenagens nacionais e João Carlos Beltrão e Vânia Perazzo os homenageados locais.

Durante o festival, as manhãs sempre serão dedicadas aos debates dos filmes exibidos na noite anterior com os representantes de cada produção e com mediação do curador e diretor artístico do Fest Aruanda, Amilton Pinheiro. A crítica de cinema e moderadora de debates Maria do Rosário Caetano vai estar em quatro mesas discutindo diversos assuntos: Cinema Negro e o racismo no Brasil; A permanência de Aruanda – 60 Anos Depois; Fronteiras e bifurcações do cinema não ficção na contemporaneidade: entre narrativas e novas linguagens; além da participação de Luiz Carlos Barreto na mesa sobre Aruanda e uma última mesa com as homenageadas Helena Solberg e Vânia Perazzo.

O Comitê de Seleção de Curtas-Metragens da Mostra Competitiva Nacional foi formado por: Amilton Pinheiro, Marcus Mello e Suyene Correia. O Júri Oficial da Mostra Competitiva de Longas e Curtas contará com Susanna Lira e Helena Solberg; já o júri da Mostra Competitiva de Longas e Curtas Sob o Céu Nordestino terá Danny Barbosa no comando.

Conheça os filmes selecionados para o Fest Aruanda 2020:

MOSTRA COMPETITIVA NACIONAL | LONGAS

Chico Rei Entre Nós, de Joyce Prado (SP)
Codinome Clemente, de Isa Albuquerque (RJ)
Glauber, Claro, de César Augusto Meneghetti (SP)
Libelu – Abaixo a Ditadura, de Diógenes Muniz (SP)
Nheengatu – A Língua da Amazônia, de José Barahona (Brasil/Portugal)
Tentehar – Arquitetura do Sensível, de Paloma Rocha e Luís Abramo (DF)
Todas as Melodias, de Marco Abujamra (RJ)

MOSTRA COMPETITIVA SOB O CÉU NORDESTINO | LONGAS

A Jangada de Welles, de Firmino Holanda e Petrus Cariry (CE)
Aponta Pra Fé – Ou Todas as Músicas da Minha Vida, de Kalyne Almeida (PB)
As Órbitas da Água, de Frederico Machado (MA)
King Kong en Asunción, de Camilo Cavalcante (PE)
Swingueira, de Bruno Xavier, Roger Pires, Yargo Gurjão e Felipe de Paula (CE)

FILMES DE ABERTURA

Curta: Aruanda, de Linduarte Noronha
Longa: Os Quatro Paralamas, de Roberto Berliner

FILMES DE ENCERRAMENTO

Curta: Zuza Homem de Mello, de Jorge Bodanzky
Longa: Me Chama que Eu Vou, de Joana Mariani

SESSÃO HOMENAGEADOS | VÂNIA PERAZZO e JOÃO CARLOS BELTRÃO

Poltrona Rasgada, de Alex Santos
Ato Institucional, de Helton Paulino
Por 30 Dinheiros, de Vânia Perazzo e Ivan Lhebarov

*Clique aqui e conheça os filmes da Mostra Competitiva Nacional de Curtas e aqui para conhecer os curtas selecionados para a Mostra Competitiva Sob o Céu Nordestino.

Foto: Divulgação.

Comentários