30º Cine Ceará começa em formato híbrido e com homenagem à atriz Gloria Pires

por: Cinevitor

cineceara2020aberturaCineteatro São Luiz, em Fortaleza, recebe a edição comemorativa.

A 30ª edição do Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema começou neste sábado, 05/12, em formato híbrido. Com exibições presenciais dos longas em competição no Cineteatro São Luiz, em Fortaleza, o evento acontece também on-line no Canal Brasil pelo serviço de streaming Canais Globo, no YouTube e na TV Ceará.

A noite de abertura foi gravada e exibida na telona do São Luiz para um público reduzido, já que a organização do evento segue todos os protocolos de segurança por conta da pandemia de Covid-19. No telão, Wolney Oliveira, diretor executivo do festival, celebrou a edição especial: “Não é todo dia que um evento completa 30 anos seguidos de atividades. Portanto, é uma noite de comemorar conquistas e agradecer”.

A cerimônia contou também com um vídeo realizado pelo Canal Brasil com momentos especiais de várias edições do Cine Ceará e seus convidados ilustres que marcaram presença ao longo dos anos, como: as atrizes Sara Montiel, Sonia Braga e Fernanda Montenegro; o dramaturgo Ariano Suassuna; os atores Nelson Xavier, Renato Aragão, Matheus Nachtergaele e Luiz Fernando Guimarães; os cineastas Fernando BirriKarim Aïnouz e José Mojica Marins; entre muitos outros.

Logo depois, Graziela Costa, que comandou a solenidade de abertura, apresentou a primeira homenageada deste ano: Gloria Pires, que recebeu o Troféu Eusélio Oliveira. Ao longo de sua carreira, a atriz já protagonizou diversos personagens que marcaram a televisão, cinema e teatro brasileiros. Atuou em novelas e minisséries como As Brasileiras, O Rei do Gado, Mulheres de Areia, Paraíso Tropical, Insensato Coração, Babilônia e a mais recente O Outro Lado do Paraíso.

Além disso, participou de grandes filmes nacionais como: O Quatrilho, a franquia Se Eu Fosse Você, É Proibido Fumar, Linda de Morrer, Memórias do Cárcere, A Partilha, Lula, o Filho do Brasil, Flores Raras, Nise: O Coração da Loucura, entre muitos outros. Em 2019, voltou às telinhas no remake de Éramos Seis, na Rede Globo. Em 2021, estará no longa A Suspeita, de Pedro Peregrino, onde vive Lúcia, uma comissária da Polícia Civil que sofre de Alzheimer.

A homenageada mandou um vídeo para o festival, direto de sua casa no Rio de Janeiro, para agradecer tal honraria: “Eu não posso estar mais feliz e agradecida pela lembrança do meu nome para receber essa linda homenagem. Eu espero que vocês que trabalham para realizar todos os anos esse festival tenham muita saúde e vida longa ao Cine Ceará”, disse.

Para encerrar a noite de abertura, foi exibido o filme A Morte Habita à Noite, de Eduardo Morotó, que abriu a Mostra Competitiva Ibero-americana de longa-metragem.

*O CINEVITOR está em Fortaleza e você acompanha a cobertura do 30º Cine Ceará por aqui, pelo canal no YouTube e pelas redes sociais: Twitter, Facebook e Instagram.

Foto: Rogerio Resende.

Comentários