Carnaval Filmes lança podcast com audiodescrição em suas obras

por: Cinevitor

meguardandocarnavalpodcastCena do documentário Estou me Guardando Para Quando o Carnaval Chegar.

Depois de explorar uma maneira de ampliar o acesso aos filmes de seu catálogo para pessoas com deficiências, a Carnaval Filmes escolheu investir em um projeto que une a linguagem dos podcasts, uma espécie de programa de rádio virtual, com as facilidades da acessibilidade.

Já se tornou padrão há alguns anos, inclusive como exigência para projetos financiados com recursos públicos federais, produzir recursos de acessibilidade como libras, legendas para surdos e ensurdecidos (LSE) e audiodescrição em todos os conteúdos audiovisuais. Porém, esses recursos acabam sendo pouco acessados, restritos a algumas plataformas ou mostras especiais.

A ideia do podcast Carnaval Filmes é oferecer, de maneira gratuita e virtual, um material previamente produzido, focado especificamente no público cego e com baixa visão. Os programas contam com uma breve introdução e a descrição do produto na íntegra, seja ele filme ou série.

Já estão no ar dois episódios do podcast: o premiado documentário Estou me Guardando Para Quando o Carnaval Chegar, de Marcelo Gomes; e o primeiro episódio da série de animação infantil Bia Desenha, de Neco Tabosa e Kalor Pacheco. Estes primeiros episódios contam com audiodescrição produzida pela COM Acessibilidade Comunicacional.

Os programas estão disponíveis gratuitamente nas plataformas Spotify, Soundcloud, YouTube, Google Podcasts e Anchor. Em breve serão lançados novos episódios com outros filmes da produtora e os demais episódios da série Bia Desenha.

Foto: Divulgação.

Comentários