24ª Mostra de Cinema de Tiradentes: conheça os vencedores

por: Cinevitor

acucenatiradentes2021Açucena, de Isaac Donato: longa baiano premiado.

Foram anunciados neste sábado, 30/01, em uma cerimônia virtual transmitida pelo YouTube, os vencedores do Troféu Barroco da 24ª Mostra de Cinema de Tiradentes. O filme Açucena, de Isaac Donato, venceu como melhor longa-metragem da Mostra Aurora. A cerimônia consagrou a produção baiana com o prêmio concedido pelo Júri Oficial, formado por críticos e pesquisadores do audiovisual.

Em fala transmitida em vídeo, a integrante do júri, cineasta e curadora Graciela Guarani apontou que o filme “celebra e movimenta as imagens para dar a ver o que não é da ordem do visível”, pois “acumula delicadamente um estranho familiar, evocando uma infância ou maternidade coletivas”. Diz ainda: “Com dissonância misteriosa, estimulada a partir do cotidiano de sorrisos, gestos e falas de uma comunidade envolta numa festa-ritual, premiamos um filme de partilha de sensibilidades”.

O Prêmio Helena Ignez 2021, oferecido pelo Júri Oficial a um destaque feminino em qualquer função nos filmes das mostras Aurora e Foco, foi entregue para a diretora e roteirista Ana Johann, do filme A Mesma Parte de um Homem. A integrante do júri e pesquisadora Mariana Souto, disse que a “maturidade demonstrada em um primeiro longa-metragem de ficção e a forma consistente como a diretora maneja os jogos ficcionais, desdobrando narrativas em outras narrativas” foram essenciais para a escolha da premiada, graças ao seu trabalho no filme concorrente.

O Troféu Carlos Reichenbach, dado pelo Júri Jovem ao melhor longa da Mostra Olhos Livres, foi para Nũhũ yãg mũ yõg hãm: Essa Terra é Nossa!, de Isael Maxakali, Sueli Maxakali, Carolina Canguçu e Roberto Romero, realizado em Minas Gerais e premiando, pela segunda vez consecutiva na seção, um filme da dupla de cineastas maxakali. Na justificativa, o Júri Jovem, formado por estudantes, defendeu que “ao traçar um mapa não localizável na iconografia, os sussurros e a oralidade tornam-se imagens. Suspensas e bifurcadas, elas desestruturam os imaginários, modificando a narrativa da lógica visual colonial”. Disseram ainda que, “em seu percurso, o mapeamento da perda possibilita a criação de traçados cartográficos dentro de uma inventividade singular que concebe temporalidades próprias, regidas por vestígios coletivos de pertencimento”.

Na Mostra Foco, o Júri Oficial escolheu o curta-metragem Abjetas 288, de Júlia da Costa e Renata Mourão. A justificativa, lida pela crítica teatral Soraya Martins, integrante do Júri Oficial, apontou que “em um panorama de filmes que respondem a um caos político e social que beira o apocalipse, o filme deste ano reconfigura a transgressão estética do cinema de invenção e aponta para um futuro combativo e vibrante”, dizendo que o “trabalho inquieto de direção e o ritmo da montagem do filme constroem uma estética do transbordamento”.

O Prêmio Canal Brasil de Curtas, que oferece R$ 15 mil a um curta também da Mostra Foco em júri formado pelo próprio canal, foi para 4 Bilhões de Infinitos, do cineasta mineiro Marco Antônio Pereira.

Prêmios oferecidos pela Mistika, Ciario/Naymar, Cinecolor, Dotcine, CTAV e The End também foram entregues. Depois da premiação, foi exibido, em pré-estreia, o premiado Valentina, de Cássio Pereira dos Santos. Para fechar a temporada audiovisual do evento, o cantor Johnny Hooker se apresentou virtualmente.

Em nove dias de programação abrangente, intensa e gratuita, em formato on-line, o mais indicado e seguro para o cenário atual de pandemia de Covid-19 no Brasil, o evento teve mais de 550 mil acessos no site, vindos de 92 países. A Mostra registrou, ainda, alcance de mais de 2 milhões nas redes sociais.

Confira a lista completa com os vencedores da 24ª Mostra de Cinema de Tiradentes:

MELHOR LONGA-METRAGEM | MOSTRA AURORA | JÚRI OFICIAL
Açucena, de Isaac Donato (BA)

PRÊMIO CARLOS REICHENBACH | MELHOR LONGA-METRAGEM | MOSTRA OLHOS LIVRES | JÚRI JOVEM
Nũhũ yãg mũ yõg hãm: Essa Terra é Nossa!, de Isael Maxakali, Sueli Maxakali, Carolina Canguçu e Roberto Romero (MG)

MELHOR CURTA-METRAGEM | MOSTRA FOCO | JÚRI OFICIAL
Abjetas 288, de Júlia da Costa e Renata Mourão (SE)

PRÊMIO CANAL BRASIL DE CURTAS
4 Bilhões de Infinitos, de Marco Antônio Pereira (MG)

PRÊMIO HELENA IGNEZ | DESTAQUE FEMININO
Ana Johann, diretora e roteirista de A Mesma Parte de um Homem

Foto: Divulgação.

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