Carreira consagrada: reconhecimento em diversas premiações.
Morreu nesta sexta-feira, 05/02, aos 91 anos, o ator canadense Christopher Plummer. Segundo informações divulgadas pela imprensa internacional, ele morreu em sua casa, localizada em Connecticut. A causa da morte não foi revelada.
Nascido Arthur Christopher Orme Plummer, em Toronto, tornou-se o ator mais velho a ganhar um Oscar (em 2012, pelo filme Toda Forma de Amor, na categoria de melhor ator coadjuvante) e também o mais velho a ser indicado (na mesma categoria, em 2018, aos 88 anos, por Todo o Dinheiro do Mundo). Antes disso, em 2010, recebeu sua primeira indicação como coadjuvante pelo drama A Última Estação.
Sua carreira artística começou nos palcos, em 1948, no Canadá. Depois, mudou-se para Nova York e trabalhou em alguns programas de TV. Anos depois, fez sua estreia na Broadway. Sua longa e aclamada carreira no teatro lhe rendeu dois prêmios Tony, o maior e mais prestigioso do gênero nos Estados Unidos. Plummer também se destacou na TV e foi premiado duas vezes no Emmy Awards, além de diversas indicações: primeiro por Arthur Hailey’s the Moneychangers e depois por As Novas Aventuras de Madeline.
A estreia nas telonas aconteceu em Quando o Espetáculo Termina, de Sidney Lumet, em 1958. Porém, o reconhecimento mundial aconteceu em 1965, no aclamado musical A Noviça Rebelde, no qual atuou ao lado de Julie Andrews, no papel de Capitão Von Trapp.
Além do Oscar, Toda Forma de Amor lhe rendeu outros diversos prêmios, como: Globo de Ouro, SAG Awards, BAFTA, Critics’ Choice Awards, Alliance of Women Film Journalists, Spirit Awards, National Board of Review, Gotham Awards, Hollywood Film Awards, London Critics Circle Film Awards, entre muitos outros.
Sua aclamada carreira nos cinemas conta também com muitos trabalhos marcantes, como: Elsa & Fred: Um Amor de Paixão, Memórias Secretas, Uma Mente Brilhante, O Informante, Entre Facas e Segredos, O Herói da Família, O Mundo Imaginário de Dr. Parnassus, Up: Altas Aventuras, Jornada nas Estrelas VI: A Terra Desconhecida, Um Amor para Toda a Vida, A Casa do Lago, O Plano Perfeito, Alexandre, A Lenda do Tesouro Perdido.
E mais: Um Golpe de Sorte, Drácula 2000, Os 12 Macacos, Malcolm X, O Sócio do Silêncio, Caesar and Cleopatra, Harrison Bergeron, Operação Vingança, Aritmética Emocional, Barrymore, The Tempest, Full Disclosure, Ararat, Impolite, Assassinato por Decreto, Man in the Chair, Por Trás da Fé, Drácula em Veneza, O Homem que Queria ser Rei, A Volta da Pantera Cor-de-Rosa, entre muitos outros.
Christopher Plummer também foi indicado ao Grammy e é um dos poucos atores, e o único canadense, consagrado na Tríplice Coroa de Atuação, termo utilizado pela indústria americana do entretenimento para descrever atores que venceram os prêmios da Academia, Emmy e o Tony em categorias de atuação.
Foto: Dan MacMedan.