Cena do filme Cavalo, de Raphael Barbosa e Werner Salles.
Foram anunciados neste sábado, 13/02, os vencedores do Seridó Cine – Festival Audiovisual, que teve como recorte a produção nordestina contemporânea. O evento foi realizado em formato on-line, por conta da pandemia de Covid-19, em uma plataforma de streaming que exibiu 55 produções audiovisuais, divididas em seis mostras. A curadoria foi realizada pela jornalista e cineclubista Priscila Urpia.
Além das mostras audiovisuais, o Seridó Cine realizou oficinas com os facilitadores Sihan Felix e Gustavo Guedes, que resultaram na realização dos seguintes curtas que integraram a Mostra Primeiros Passos: Sertões do Seridó, de Ariane Pereira; Cinema Rio Branco: Foi um Filme que Passou em Minha Vida, de Erivan Faria; Um Ensaio do Futuro, de João Pedro Vieira; Zero Absoluto, de Alamberg Smytth; e Seridó Divulgando o Sertão, de Manoel Dantas.
Segundo Raildon Lucena, diretor do Seridó Cine, a Mostra Primeiros Passos estimulou os seridoenses a produzirem curtas-metragens, contando com filmes de Caicó, Serra Negra do Norte e Parelhas: “O seridoense está tomando gosto pelo audiovisual através de iniciativas como o Seridó Cine e o Curta Caicó. Acreditamos que, em breve, a nossa região será referência no audiovisual”, destacou.
No geral, o Seridó Cine premiou os vencedores do Júri Oficial, Menção Honrosa, Júri Popular e aos realizadores da Mostra Primeiros Passos a quantia total de R$ 7.500,00 em prêmios: “É uma forma de valorizar os realizadores audiovisuais e contribuir com a cadeia da economia criativa”, destacou Diego Vale, produtor executivo do Seridó Cine.
O júri da Mostra RN Ficção foi formado por João Victor Wanderley, Marcela Freire e Thales Azevedo; o júri da Mostra RN Doc contou com Nelson Marques e Clóvis Aladim Monteiro; a Mostra Clip teve como jurados Laisa Trojaike, Igor Gomes e Clayton Marinho; a Mostra Curta Arretada teve como jurados Gianfranco Marchi, Vander Colombo e Luiz Carlos Machado; e a Mostra Arretada (médias e longas) contou com Tatiana Lima, Jonathan DeAssis e Lourival Andrade. A organização e coordenação dos júris ficou por conta de Tatiana Lima.
Conheça os vencedores do Seridó Cine – Festival Audiovisual:
MOSTRA RN FICÇÃO
Melhor Filme: Vai Melhorar, de Pedro Fiuza (Natal)
Menção Honrosa: Mais Um João, de Athos Muniz (Natal)
Júri Popular: Sicários: Entre bornais e patentes, de Gabriel Santos e Danúbio Silva (Jardim do Seridó)
MOSTRA RN DOC
Melhor Filme: Codinome Breno, de Manoel Batista (Natal)
Menção Honrosa: O Photographo Zézelino, de Damião Paz, Henrique José e Meysa Medeiros (Natal)
Júri Popular: Cadeira na Área, de Mara Macedo (Caicó)
MOSTRA CLIP
Melhor Filme: Chato (Marco Gabriel), de Jessica Lauane (MA)
Menção Honrosa: Camisa 9 (Diniz K9), de Thales Victor (RN)
Júri Popular: Antúrio Branco (Sargaço Nightclub), de Pablo Reis (PE)
MOSTRA CURTA ARRETADA
Melhor Filme: A Barca, de Nilton Resende (AL)
Menção Honrosa: Trincheira, de Paulo Silver (AL)
Júri Popular: Memórias de Quando Metemos o Pé na Estrada, de Weslley Oliveira (PI)
MOSTRA ARRETADA
Melhor Filme: Sapato 36, de Petrônio Lorena (PE)
Menção Honrosa: Cavalo, de Raphael Barbosa e Werner Salles (AL)
Júri Popular: A História de Parelhas, de Alex Macedo (RN)
*A realização do Seridó Cine é da Referência Comunicação, com recursos da Lei Aldir Blanc do Rio Grande do Norte, Fundação José Augusto, Governo do Rio Grande do Norte, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.
Foto: Vanessa Mota.