Kleber Mendonça Filho no Cinema São Luiz.
O Janela Internacional de Cinema do Recife realizará sua 13ª edição entre os dias 6 e 10 de março, em formato adaptado ao contexto da pandemia de Covid-19. O festival, que acontece sempre no Recife, no mês de novembro, com sessões nos cinemas São Luiz e da Fundação Joaquim Nabuco, não ocorreu em 2020 devido à pandemia do novo coronavírus.
Nesta edição, o Janela vai explorar o tema Eu me lembro, abordando a importância das memórias individuais e coletivas, dos arquivos e da preservação das histórias filmadas. No período, o Janela realizará intervenção urbana e atividades remotas e gratuitas, que incluem aulas de Cinema e programas especiais de filmes.
O evento, considerado um fórum de cinema com encontros, discussão e produção crítica contabiliza, desde 2008, mais de 130 mil espectadores utilizando em média duas salas de cinema. Nesses 12 anos, foram exibidos, aproximadamente, 1.400 filmes entre curtas, médias e longas metragens; de filmes centenários quase perdidos a estreias mundiais.
O Janela Internacional de Cinema do Recife tem direção artística de Kleber Mendonça Filho e Emilie Lesclaux, coordenação de programação de Luís Fernando Moura, produção de Emilie Lesclaux e Dora Amorim, e produção executiva de Carol Ferreira. O festival tem incentivo da Lei Aldir Blanc, Governo Federal, via edital do Governo de Pernambuco, Fundarpe, Secult-PE, patrocínio da Prefeitura do Recife, e apoio do Consulado Geral da Alemanha no Recife e Centro Cultural Brasil Alemanha.
Foto: Victor Jucá.