
Foram anunciados neste domingo, 18/04, os vencedores do ASC Awards, prêmio organizado pela American Society of Cinematographers, que elege a melhor direção de fotografia em TV e cinema.
Por conta da pandemia de Covid-19, a cerimônia de premiação aconteceu virtualmente e foi apresentada por Ben Mankiewicz; Roger Deakins, premiado no ano passado pelo filme 1917, e James Deakins também participaram do evento on-line.
Neste ano, em sua 35ª edição, a premiação homenageou a cineasta Sofia Coppola com o ASC Board of Governors, honraria entregue aos cineastas por suas contribuições significativas ao cinema. Vale lembrar que esse é o único prêmio da organização que não é concedido a um fotógrafo e, sim, reservado para figuras importantes da indústria em outras áreas. Em vídeo, a homenageada fez seu discurso: “Agradeço ao meu pai por me receber em tantos sets onde vi grandes cineastas”.
O brasileiro Adriano Goldman, vencedor em 2018 e 2019 pela série The Crown, recebeu sua terceira indicação, mas não foi premiado dessa vez. O drama francês Nós Duas, de Filippo Meneghetti e fotografado por Aurélien Marra, recebeu o Prêmio Spotlight, criado para reconhecer a excepcional fotografia em longas-metragens independentes, estrangeiros ou de arte.
Fundada em 1919, a American Society of Cinematographers é uma organização, e não um sindicato, que reúne diretores e diretoras de fotografia com a intenção de discutir técnicas e promover o cinema como uma forma de arte. Desde 1986 realiza seu prêmio anual.
Conheça os vencedores do ASC Awards 2021 nas categorias de cinema:
MELHOR FOTOGRAFIA | LONGA-METRAGEM | FICÇÃO
Mank, por Erik Messerschmidt
MELHOR FOTOGRAFIA | LONGA-METRAGEM | DOCUMENTÁRIO
The Truffle Hunters, por Michael Dweck e Gregory Kershaw
PRÊMIO SPOTLIGHT
Nós Duas, por Aurélien Marra
Foto: Divulgação/Netflix.