Dirigido por Ismael Caneppele, Música para Quando as Luzes se Apagam, que estreia nesta quinta-feira, 22/07, flutua na fina borda entre ficção e realidade.
Uma autora, interpretada por Julia Lemmertz, chega em uma pequena vila no sul do Brasil com a intenção de transformar a vida de Emelyn, papel de Emelyn Fisher, em uma narrativa ficcional. Quanto mais a autora provoca Emelyn com suas câmeras, mais Emelyn se torna Bernardo, um adolescente dividido entre viver o seu desejo e continuar desejando.
O filme, baseado em um livro homônimo do escritor e ator Ismael Caneppele, que assina também a direção e o roteiro, marca sua estreia como diretor de um longa metragem, pelo qual recebeu o Prêmio Especial do Júri no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro; o prêmio de filme mais inovador do Festival Visions du Réel, na Suíça; e o Prêmio Mubi de melhor doc art no Sheffield DocFest, no Reino Unido. Além disso, também foi exibido no Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade e na Mostra de São Paulo.
Para falar mais sobre o longa, conversamos com a atriz Julia Lemmertz, que falou sobre seu processo criativo, entrosamento com a equipe e bastidores; e com o diretor sobre a ideia, elenco e filmagens.
Aperte o play e confira:
Foto: Divulgação/Arthouse.