Festival de Berlim 2022: Fogaréu, de Flávia Neves, é premiado pelo público

por: Cinevitor
Bárbara Colen em cena: primeiro longa de Flávia Neves.

Foram anunciados neste sábado, 19/02, os vencedores do Prêmio do Público da Mostra Panorama da 72ª edição do Festival de Berlim. O longa brasileiro Fogaréu, dirigido pela goiana Flávia Neves, ganhou destaque ao conquistar o terceiro lugar em votação popular.

Na trama, a jovem Fernanda, interpretada por Bárbara Colen, retorna para casa após a morte de sua mãe adotiva. O processo de volta ao lar é marcado por questionamentos sobre o seu próprio passado e pela descoberta de raízes. Situado em Goiás Velho, antiga capital goiana, o filme utiliza de elementos que estão entre o real e o fantástico. Ao mesmo tempo, coloca em contraste o passado colonial da cidade e a atual modernidade do agronegócio.

Fogaréu marca a estreia de Flávia na direção de um longa-metragem e é baseado em uma história pessoal da cineasta. A goiana, que já havia dirigido a série Amanajé, o Mensageiro do Futuro e o curta Liberdade, agora trabalha no desenvolvimento de seu segundo filme, Tempo de Poder, com apoio do Ibermedia.

O longa conta com produção da Bananeira Filmes, de Vania Catani, e da MyMama Entertainment. Com fotografia de Luciana Basseggio e montagem de Will Domingos, o filme também traz Melanie Dimantas no roteiro, em conjunto com Flávia. Tarcila Jacob e Elaine Azevedo e Silva assinam a produção executiva; a distribuição é da ArtHouse. O elenco conta também com Nena Inoue, Eucir de Souza, Fernanda Vianna, Vilminha Chaves, Kelly Crifer, Timothy Wilson, Fernanda Pimenta, Allan Jacinto Santana e Typyire Ãwa.

O Prêmio do Público da Mostra Panorama, realizado desde 1999, contou com cerca de 8 mil votos entre 29 longas-metragens, de 33 países, sendo dez deles da mostra Panorama Dokumente. No ano passado, o documentário brasileiro A Última Floresta, de Luiz Bolognesi, ficou em primeiro lugar.

Conheça os vencedores do voto popular do Festival de Berlim 2022:

PRÊMIOS DO PÚBLICO

MELHOR FILME | MOSTRA PANORAMA
1º lugar: Baqyt (Happiness), de Askar Uzabayev (Cazaquistão)
2º lugar: Klondike, de Maryna Er Gorbach (Ucrânia/Turquia)
3º lugar: Fogaréu, de Flávia Neves (Brasil/França)

MELHOR FILME | MOSTRA PANORAMA DOKUMENTE
1º lugar: Aşk, Mark ve Ölüm (Love, Deutschmarks and Death), de Cem Kaya (Alemanha)
2º lugar: Nel mio nome (Into My Name), de Nicolò Bassetti (Itália)
3º lugar: Myanmar Diaries, de The Myanmar Film Collective (Holanda/Mianmar/Noruega)

Foto: Divulgação.

Comentários