O Festival de Cannes 2022, que acontecerá entre os dias 17 e 28 de maio, anunciou nesta quinta-feira, 14/04, os filmes selecionados para sua 75ª edição, que neste ano terá a comédia Z (comme Z), de Michel Hazanavicius, como filme de abertura.
Confirmado em formato presencial, o evento acontecerá no Palais des Festivals com a tradicional disputa pela Palma de Ouro. O anúncio foi realizado por Pierre Lescure, presidente do festival, e Thierry Frémaux, diretor geral do evento; segundo eles, novos títulos serão revelados em breve.
Entre os selecionados para a Competição Oficial, destaca-se Armageddon Time, de James Gray, uma coprodução entre Estados Unidos e Brasil. Com Anne Hathaway, Anthony Hopkins, Jeremy Strong e Domenick Lombardozzi no elenco, o filme é baseado em memórias de infância do diretor e narra uma história de amadurecimento, que explora amizade e lealdade. Os brasileiros Rodrigo Teixeira e Lourenço Sant’Anna, da RT Features, assinam a produção e produção executiva, respectivamente.
A disputa pela Palma de Ouro segue com nomes já conhecidos do festival, como: Hirokazu Koreeda, David Cronenberg, Park Chan-wook, Arnaud Desplechin, Claire Denis, os irmãos Dardenne, Ruben Östlund, entre outros.
[ATUALIZADO: 21/04 – 08h45]:
Confira a lista completa com os filmes selecionados para o Festival de Cannes 2022:
COMPETIÇÃO OFICIAL
Armageddon Time, de James Gray (EUA/Brasil)
Boy from Heaven, de Tarik Saleh (Suécia)
Broker, de Hirokazu Koreeda (Coreia do Sul)
Close, de Lukas Dhont (Bélgica/Holanda/França)
Crimes of the Future, de David Cronenberg (Canadá/Grécia/França)
Coupez! (Final Cut), de Michel Hazanavicius (França) (filme de abertura) (fora de competição)
Decision to Leave (Haeojil Gyeolsim), de Park Chan-wook (Coreia do Sul)
Eo, de Jerzy Skolimowski (Polônia)
Frère et soeur, de Arnaud Desplechin (França)
Holy Spider, de Ali Abbasi (França/Alemanha/Suécia/Dinamarca)
Le otto montagne, de Felix van Groeningen e Charlotte Vandermeersch (Itália/Bélgica/França)
Leila’s Brothers, de Saeed Roustaee (Irã)
Les Amandiers, de Valeria Bruni Tedeschi (França/Itália)
Nostalgia, de Mario Martone (Itália)
Pacifiction – Tourment sur les îles (Bora Bora), de Albert Serra (Espanha)
R.M.N, de Cristian Mungiu (Romênia)
Showing Up, de Kelly Reichardt (EUA)
Stars at Noon, de Claire Denis (EUA)
Tchaikovsky’s Wife (Zhena Chaikovskogo), de Kirill Serebrennikov (Rússia/França)
Tori and Lokita, de Luc Dardenne e Jean-Pierre Dardenne (França)
Triangle of Sadness, de Ruben Östlund (Suécia/Reino Unido/EUA/França/Grécia)
Un petit frère, de Léonor Serraille (França)
UN CERTAIN REGARD
All the People I’ll Never Be, de Davy Chou (Camboja/França)
Bachennya Metelyka (Butterfly Vision), de Maksym Nakonechnyi (Ucrânia)
Corsage, de Marie Kreutzer (Áustria/França/Alemanha/Luxemburgo)
Domingo y la niebla, de Ariel Escalante Meza (Costa Rica)
Harka, de Lotfy Nathan (França/Alemanha/EUA/Tunísia)
Joyland, de Saim Sadiq (Paquistão)
Kurak Günler (Burning Days), de Emin Alper (Turquia)
Le Bleu du caftan, de Maryam Touzani (França)
Les Pires, de Lise Akoka e Romane Gueret (França)
Mediterranean Fever, de Maha Haj (Alemanha/França/Chipre)
Metronom, de Alexandru Belc (Alemanha/Romênia)
Plan 75, de Chie Hayakawa (Japão)
Plus que jamais, de Emily Atef (Alemanha/França/Luxemburgo/Noruega)
Rodeo, de Lola Quivoron (França)
Sick of Myself, de Kristoffer Borgli (Noruega)
Silent Twins, de Agnieszka Smoczynska (Polônia/EUA/Reino Unido)
The Stranger, de Thomas M. Wright (Austrália)
Tirailleurs (Father & Soldier), de Mathieu Vadepied (França)
Untitled Pine Ridge Project, de Riley Keough e Gina Gammell (EUA)
Vanskabte Land (Volaða Land/Godland), de Hlynur Pálmason (Dinamarca/Islândia/França/Suécia)
FORA DE COMPETIÇÃO
Elvis, de Baz Luhrmann (EUA/Austrália)
L’Innocent, de Louis Garrel (França)
Mascarade, de Nicolas Bedos (França)
Novembre, de Cédric Jimenez (França)
Three Thousand Years of Longing, de George Miller (Austrália/EUA)
Top Gun: Maverick, de Joseph Kosinski (EUA/China)
CANNES PREMIERE
As Bestas, de Rodrigo Sorogoyen (Espanha/França)
Chronique d’une liaison passagère, de Emmanuel Mouret (França)
Dodo, de Panos H. Koutras (Grécia/França/Bélgica)
Don Juan, de Serge Bozon (França)
Esterno Notte, de Marco Bellocchio (Itália)
Irma Vep, de Olivier Assayas (França/EUA)
La nuit du 12, de Dominik Moll (França)
Nos Frangins, de Rachid Bouchareb (Argélia)
SESSÕES ESPECIAIS
All That Breathes, de Shaunak Sen (Reino Unido/Índia/EUA)
Jerry Lee Lewis: Trouble In Mind, de Ethan Coen (EUA)
Le petit Nicolas – Qu’est-ce qu’on attend pour être heureux?, de Amandine Fredon e Benjamin Massoubre (França/Luxemburgo)
Mi país imaginario, de Patricio Guzmán (Chile)
Restos do Vento, de Tiago Guedes (Portugal)
Riposte féministe, de Marie Perennès e Simon Depardon (França)
Salam, de Mélanie Diam’s, Houda Benyamina e Anne Cissé (França)
The Natural History of Destruction, de Sergei Loznitsa (Ucrânia)
The Vagabonds, de Doroteya Droumeva (Alemanha)
SESSÃO DA MEIA-NOITE
Fumer fait tousser, de Quentin Dupieux (França)
Hunt, de Lee Jung-jae (Coreia do Sul)
Moonage Daydream, de Brett Morgen (EUA)
Rebel, de Adil El Arbi e Bilall Fallah (Bélgica)
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