Depois de anunciar os primeiros filmes de sua 75ª edição, que acontecerá entre os dias 17 e 28 de maio, o Festival de Cannes revelou novos nomes que completam sua seleção. Confirmado em formato presencial, o evento acontecerá no Palais des Festivals com a tradicional disputa pela Palma de Ouro e mostras paralelas.
Entre os já selecionados para a Competição Oficial, destaca-se Armageddon Time, de James Gray, uma coprodução entre Estados Unidos e Brasil. Com Anne Hathaway, Anthony Hopkins, Jeremy Strong e Domenick Lombardozzi no elenco, o filme é baseado em memórias de infância do diretor e narra uma história de amadurecimento, que explora amizade e lealdade. Os brasileiros Rodrigo Teixeira e Lourenço Sant’Anna, da RT Features, assinam a produção e produção executiva, respectivamente.
Outra novidade revelada para esta edição foi o pôster oficial inspirado no longa O Show de Truman, de Peter Weir; uma celebração poética da busca insuperável de expressão e liberdade.
O comunicado oficial diz: “Assim como o inesquecível Truman encarnado pelo inigualável Jim Carrey, cujos dedos roçam seu horizonte, o Festival de Cannes toma a natureza extrema do mundo em seu caminho para agarrá-lo novamente. A crise climática, os desastres humanitários e os conflitos armados… os motivos de preocupação são numerosos”.
“Tal como em 1939 e em 1946, o festival reafirma mais uma vez a sua forte convicção de que a arte e o cinema são onde a contemplação e a renovação da sociedade se desenrolam. O objetivo do festival, em um espírito de amizade e cooperação universal, é revelar e mostrar filmes de qualidade no interesse da evolução da arte cinematográfica”.
E mais: “O Show de Truman, de Peter Weir, com roteiro de Andrew Niccol, é um reflexo moderno da caverna de Platão e a cena decisiva incita os espectadores a não apenas experimentar a fronteira entre a realidade e sua representação, mas a refletir sobre o poder da ficção, entre manipulação e catarse. Assim como Truman escapa da falsidade ao subir, o festival, com seu famoso tapete vermelho ascendente, oferece aos espectadores a verdade dos artistas quando eles entram no teatro”.
Conheça os novos filmes selecionados para o Festival de Cannes 2022:
COMPETIÇÃO OFICIAL
Le otto montagne, de Felix van Groeningen e Charlotte Vandermeersch (Itália/Bélgica/França)
Pacifiction – Tourment sur les îles, de Albert Serra (Espanha)
Un petit frère, de Léonor Serraille (França)
UN CERTAIN REGARD
Harka, de Lotfy Nathan (França/Alemanha/EUA/Tunísia)
Le Bleu du caftan, de Maryam Touzani (França)
Mediterranean Fever, de Maha Haj (Alemanha/França/Chipre)
Plus que jamais, de Emily Atef (Alemanha/França/Luxemburgo/Noruega)
CANNES PREMIÈRE
Chronique d’une liaison passagère, de Emmanuel Mouret (França)
Don Juan, de Serge Bozon (França)
La nuit du 12, de Dominik Moll (França)
SESSÕES ESPECIAIS
Le petit Nicolas – Qu’est-ce qu’on attend pour être heureux?, de Amandine Fredon e Benjamin Massoubre (França/Luxemburgo)
Mi país imaginario, de Patricio Guzmán (Chile)
Restos do Vento, de Tiago Guedes (Portugal)
Riposte féministe, de Marie Perennès e Simon Depardon (França)
The Vagabonds, de Doroteya Droumeva (Alemanha)
SESSÃO DA MEIA-NOITE
Rebel, de Adil El Arbi e Bilall Fallah (Bélgica)
FORA DE COMPETIÇÃO
L’Innocent, de Louis Garrel (França)
Foto: Divulgação.