A 75ª edição do Festival de Cannes, que acontecerá entre os dias 17 e 28 de maio, acaba de anunciar o nome do ator francês Vincent Lindon como presidente do júri. No ano passado, ele participou do evento com Titane, de Julia Ducournau, que levou a Palma de Ouro; em 2015, recebeu o prêmio de melhor ator pelo drama O Valor de um Homem.
Em comunicado oficial, Lindon disse: “É uma grande honra e motivo de orgulho pela confiança, em meio ao tumulto de todos os eventos que estamos passando no mundo, a esplêndida e pesada tarefa de presidir o júri do 75º Festival Internacional de Cinema de Cannes. Com meu júri, nos esforçaremos para cuidar da melhor forma possível dos filmes do futuro, que carregam a mesma esperança secreta de coragem, lealdade e liberdade, com a missão de comover o maior número de mulheres e homens falando de suas feridas e alegrias comuns. A cultura ajuda a alma humana a se erguer e a ter esperança no amanhã”.
Vale lembrar que Isabelle Huppert foi a última estrela francesa a ser presidente do júri, em 2009. Na história do festival, celebridades francesas ocuparam muitas vezes esse cargo em edições comemorativas, como: Yves Montand, em 1987 para o 40º festival; Gérard Depardieu, em 1993, na 45ª edição; e Isabelle Adjani, em 1997 no 50º festival.
Além de Lindon, oito personalidades da sétima arte também terão a missão de avaliar e premiar os filmes da Competição Oficial. São eles: Asghar Farhadi, cineasta iraniano; Rebecca Hall, atriz e diretora britânica radicada nos Estados Unidos; Ladj Ly, cineasta e roteirista francês; Deepika Padukone, atriz e produtora indiana; Jeff Nichols, cineasta estadunidense; Noomi Rapace, atriz sueca; Joachim Trier, diretor norueguês; e Jasmine Trinca, atriz e diretora italiana.
O festival também anunciou que Marcel!, primeiro longa-metragem dirigido por Jasmine Trinca, terá uma exibição especial no evento; e Tirailleurs (Father & Soldier), de Mathieu Vadepied, protagonizado por Omar Sy, será o filme de abertura da mostra Un Certain Regard.
Foto: Getty Images Europe.