Consagrado no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro com oito troféus, Marighella, dirigido por Wagner Moura, foi anunciado pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais como o representante do Brasil na disputa por uma indicação na categoria de melhor filme ibero-americano da 37ª edição do Prêmio Goya (ou Premios Goya).
O evento, realizado pela Academia de las Artes y las Ciencias Cinematográficas de España, que elege os melhores filmes e profissionais do cinema e é conhecido como o Oscar espanhol, acontecerá no dia 11 de fevereiro de 2023, em Sevilha, na Espanha.
Primeiro longa-metragem de Wagner Moura como diretor, o filme, que começou sua trajetória no Festival de Berlim em 2019, estreou nos cinemas no dia 4 de novembro de 2021, exatamente 52 anos após o assassinato de Carlos Marighella.
A trama conta a história dos últimos anos do guerrilheiro que liderou um dos maiores movimentos de resistência contra a ditadura militar no Brasil, na década de 1960. Comandando um grupo de jovens guerrilheiros, Carlos Marighella, interpretado por Seu Jorge, tenta divulgar sua luta contra a ditadura para o povo brasileiro, mas a censura desmerece a revolução. Seu principal opositor é Lucio, vivido por Bruno Gagliasso, policial que o rotula de inimigo público número 1. Quando o cerco se fecha, o próprio Marighella é emboscado e morto, mas seus ideais sobrevivem nas ações dos jovens guerrilheiros, que persistem na revolução.
O elenco conta também com Luiz Carlos Vasconcellos, Herson Capri, Humberto Carrão, Adriana Esteves, Bella Camero, Maria Marighella (neta de Carlos Marighella), Ana Paula Bouzas, Carla Ribas, Jorge Paz, Tuna Dwek, entre outros.
Rodado na Bahia, São Paulo e Rio de Janeiro, o longa passou por diversos festivais mundo afora: Seattle, Hong Kong, Sydney, Santiago, Havana, Istambul, Atenas, Estocolmo, Cairo, entre outros. Foi premiado no CinEuphoria Awards na categoria de melhor ator coadjuvante para Bruno Gagliasso; no Mill Valley Film Festival levou o prêmio do público de melhor filme; e na 48ª edição do Festival Sesc Melhores Filmes foi consagrado com oito prêmios, entre eles, melhor filme segundo o público e a crítica.
Foto: Ariela Bueno.