14º CINEFANTASY: conheça os filmes selecionados

por: Cinevitor
Gilda Nomacce no longa Ivan, de Dani Manzini.

Considerado um dos principais festivais de vanguarda do cinema fantástico no continente e membro fundador da FANTLATAM – Aliança de Festivais de Cinema Fantástico da América Latina, com direção de Monica Trigo, Eduardo Santana e Filippo Pitanga, o CINEFANTASY – Festival Internacional de Cinema Fantástico chega à sua 14ª edição entre os dias 13 e 18 de setembro.

Com algumas das estreias mundiais mais aguardadas de cineastas aclamados, e algumas estreias latino-americanas premiadas ao redor do mundo, a programação traz o que há de melhor e mais inovador no cinema fantástico. São mostras diversas para todos os gostos e cinefilias, com produções advindas de todo o Brasil, da América Latina e do mundo.

A programação conta com 115 filmes: 14 longas, 92 curtas-metragens, cinco filmes convidados da mostra Final Girls Berlin e quatro do homenageado desta edição, o premiado ator José Dumont. As exibições acontecem em diversos locais da cidade de São Paulo, como Reserva Cultural e Cine Satyros Bijou.

O CINEFANTASY tem como meta a preocupação social e leva as produções para as periferias de São Paulo em um projeto permanente de difusão e circulação, contando com workshops e oficinas formativas de fomento para públicos diversos e também para as novas gerações. Além disso, foi precursor de metas de integração latino-americanas, igualmente estando na vanguarda do cinema fantástico em pautas afirmativas e de promoção de visibilidade à obras realizadas por diretoras mulheres e por diretores negros; foi também o primeiro festival do universo fantástico do mundo a incluir a temática LGBTQIA+ em seu regulamento.

Conheça os filmes selecionados para o 14º CINEFANTASY:

LONGAS-METRAGENS

A História do Metal e Terror (The History of Metal and Horror), de Mike Schiff (EUA)
Antártica (Antarctica), de Keith Bearden (EUA)
Bipolar, de Queena Li (China)
Ivan, de Dani Manzini (Brasil)
Mundo Proibido, de Alê Camargo e Camila Carrossine (Brasil)
Mungunzá, de Ary Rosa e Glenda Nicácio (Brasil)
Não Sei Quantas Almas Tenho, de Patrícia Niedermeier e Cavi Borges (Brasil)
O Olho e a Parede (The Eye And The Wall), de Javier del Cid (Guatemala)
O Sacrifício (El Sacrificio), de Diego Cañizal, Simón Tejeira e Alberto Serra (Panamá)
Os Esquecidos: Cicatrizes (Los Olvidados: Scars), de Nicolás Onetti (Argentina)
Stoyan, de Roberto Ruiz Céspedes (Espanha)
Tempo com Gatos Nunca é Desperdício (Time Spent With Cats is Never Wasted), de Clive Michael Will (África do Sul)
Verão Fantasma, de Matheus Marchetti (Brasil)
Visitante, de Alberto Evangelio Ramos (Espanha)

CURTA BRASIL FANTÁSTICO

Blackout, de Rodrigo Grota
Choke, de Rogério Cathalá
Don Javier, de Cadu Rosenfeld
O Crime da Penha, de Daniel Souza Ferreira e Dudu Marella
O Peixe, de Natasha Jascalevich
Ok, Karen, de Hugo L. V. e Oliveira
Silêncio Bruto, de João Gabriel Kowalski e João Gabriel Ferreira
The Moons, de Gabriel Kalim Mucci
Todos os Rostos que Amo se Parecem, de Davi Mello e Deborah Perrotta

CURTA FICÇÃO CIENTÍFICA

Alcançar o Vórtex (Alcanzar El Vortice), de Pedro Poveda (Espanha)
Cracolice, de Fabio Cerpa (Itália)
Invasão (Invasión), de Alejandro Cervantes (México)
O Pulverizador (The Sprayer), de Farnoosh Abedi (Irã)
Reenceto, de Lipe Veloso (Brasil)
Será que no Futuro Seremos Todos Cactos?, de Thais de Almeida Prado e Fernanda Valdivieso (Brasil)
To Err, de Nanci Cruz (Reino Unido)
Única (Highlife), de Manuel Fernandez (México)
Verão (Verano), de Anabel Diez (Espanha)

CURTA HORROR

Amara, de Danielle Amaral e Fernando Pompeu Neto (Brasil)
Cruzeiro (Cruise), de Sam Rudykoff (Canadá)
Estourando (Peaking), de Daniel Rands (Reino Unido)
Gravidez (Expectancy), de Juho Fossi (Finlândia)
Latente (Latent), de Clara Sosa Faccioli (Argentina)
No Solo (In The Soil), de Casper Rudolf Emil Kjeldsen (Dinamarca)
O Fundo (The Bottom), de Morgan Ruaidhrí O’Sullivan e James Kautz (EUA)
Preso (Stuck), de David A. Roncone (Itália)
Umbral, de Robert Gutiérrez del Álamo Guijarro (Espanha)

CURTA MULHERES FANTÁSTICAS

Areia (Sand), de Rossana Montoya (Colômbia)
Entre Dois Mundos (Between Two Worlds), de Sofia Gutman (França)
Futuros Amantes, de Jessika Goulart (Reino Unido)
Gaueko, de María Monreal (Espanha)
Triskelion, de Jessica Raes (Bélgica)
Uma Pequena Morte (A Little Death), de Maria Pawlikowska (Reino Unido)

CURTA AMADOR/ESTUDANTE

A Botija, o Beato e a Besta-fera, de Túlio Beat (Brasil)
Caveira Dourada, de João Augusto de Nardo Matos e JC Botelho (Brasil)
Darklands, de Rafael Cipriani (Brasil)
Emicouto feat Lill Lucaxxx – Covid 19, de Vinicius Kaham e Marco Souza (Brasil)
Estática, de Gabriela Queiroz (Brasil)
O Prazer de Matar Insetos, de Leonardo Martinelli (Brasil)
Perpétuo, de Eduardo Sarmento, Isabela Firmo, Marcelo Barros, Mario Leite, Pedro Rosalba e Sofia Travassos (Brasil)
Quando Ele Deitou Pela Última Vez, de Júlio Martínez de Mendonça (Brasil)
Retrato, de Rodrigo Ribeiro Vieira (Brasil)
Tic Tac, de Luara Moraes Leão (Brasil)
Trem Parada Dura, de Lucas Gomes da Silveira (Brasil)

CURTA ANIMAÇÃO

Código (Kood), de Rao Heidmets (Estônia)
Comam os Ricos (Eat The Rich), de Niven Wilson (EUA)
Estranho Estrangeiro (Euh… Etrange ÉTranger), de Jef Dubrana (França)
Lágrimas do Sena (Les Larmes De La Seine), de Alice Letailleur (França)
Legado, de Pamela Falkenberg e Jack Cochran (Canadá)
Me Liberte (Set Me Free), de Debrabata Kar (Índia)
Mesa, de João Fazenda (Portugal)
Mundo Dominó (Mondo Domino), de SUKI (França)
Não Baixe A Guarda… Acerte-a! (Non Abassare La Guardia… Colpiscila!), de Lorenzo Clemente (Itália)
O Pacote (La Meute), de Victoria Normand (França)
Passagem (Passage), de Bartosz Jan Stępnik (Portugal)
Selo, de Alessandro Corrêa (Brasil)

CURTA FANTASIA

Entrevista com Lo-Ting (Interview With Lo-Ting), de KaShing Chu (Hong Kong)
Lã Quente (Hot Wool), de Tony Olsen (Nova Zelândia)
Linde, de Miguel Pertejo (Espanha)
Miragem (Mirage), de Sil van der Woerd (Holanda)
Tenda do Amor (Love Shack), de Katsuto Kobayashi e Kenji Kobayashi (EUA)
Valentina Versus, de E. M. Z. Camargo e Anne Lise Ale (Brasil)

CURTA FANTASTEEN/PEQUENOS FANTÁSTICOS

A Família Infernal (La Família Infernal), de Toni O. Prats e Callahan Ruiz (Espanha)
A Incrível Sra. Lien Mourlen (The Incredible Mrs. Lien Mourlen), de Eleni Xoupa (Grécia)
Baile da Magia, de Ana Maria Teixeira Hora e Lucas Correa de Castro Foresti (Brasil)
Lágrimas de Bukhara (Tears of Bukhara), de Markel Goikoetxea Markaida (Uzbequistão)
O Peixe Vermelho (The Red Fish), de Bassem Ben Brahim (Tunísia)
O Sonho de Rebecca, de Laura Prado Lindman (Brasil)
O Templo do Rei, de Verônica Cabral (Brasil)
Pânico Panqueca! (Pancake Panic!), de David Filmore (EUA)
Pintura Digital (Digital Painting), de Joana Buyo e Renan Ramos (Brasil)

CURTA FANTÁSTICA DIVERSIDADE

Ausência, de Alexia Araujo (Brasil)
Bixa de Família, de João Luis Silva (Brasil)
Body Truck Gostoso (Yummy Body Truck), de Noam Youngrak Son (Bélgica)
Eu, Sereia (I, Mermaid), de Augusto Almoguera (Espanha)
Macho Carne, de George Pedrosa (Brasil)
Semente (Seed), de Nikhail Asnani (EUA)
Threesome, de Thais de Almeida Prado, Va-Bene Elikem Fiatsi e John Heman (Brasil)

CURTA FANTÁSTICO BLACK POWER

Antes que Seja Tarde, de Alek Lean (Brasil)
Deletricidade (Delectricity), de Douglas Henrique (Brasil)
Mãe Solo, de Camila de Moraes (Brasil)
Mil Vinny’s – Suíte Cachoeirana, de Luan Santos (Brasil)
O Quarto (The Fourth), de Johnny Kirk (EUA)
Orixás Center, de Mayara Dórea Ferreira Ferrão (Brasil)
Sethico, de Wagner Montenegro (Brasil)

CURTA ESPANHA FANTÁSTICA

A Luz (La Luz), de Iago Soto
Luz de Mar, de John Doe
Não Estamos Sós (No Estamos Solos), de Jorge Dolz
O Semblante (El Semblante), de Carlos Moriana e Raúl Cerezo
Pasaia, de Xanti Rodriguez
Ponto de Virada (Punto de Giro), de Ainhoa Menéndez
Sucessão (Sucesión), de Carlos Cobos Aroca e Martí Brussosa Ventura

FINAL GIRLS BERLIN

Atualizado (Updated), de Nivi Pedersen (Groenlândia)
Mãos Tão Pequeninas (Such Small Hands), de Maria Martínez Bayona (Reino Unido)
O Custo de Viver (The Cost of Living), de Alice Trueman (Reino Unido)
O Peixinho Dourado (The Goldfish), de Ashley Paige Brim (EUA)
Registro de Assombração (Ghoul Log), de Christine Pfister (EUA)

Foto: Danilo Ferrara.

Comentários