The Fabelmans, de Steven Spielberg, é o grande vencedor do Festival de Toronto 2022

por: Cinevitor
Paul Dano, Mateo Zoryon Francis-DeFord e Michelle Williams em The Fabelmans.

Foram anunciados neste domingo, 18/09, os vencedores da 47ª edição do Festival Internacional de Cinema de Toronto. Conhecido como um termômetro para o Oscar, o festival, um dos mais importantes do mundo, entrega o prêmio de melhor filme para o longa mais votado pelo público. Neste ano, o drama The Fabelmans, de Steven Spielberg, se consagrou como o grande campeão.

Com Michelle Williams, Paul Dano, Seth Rogen, Gabriel LaBelle, Jeannie Berlin, Julia Butters, Robin Bartlett, Keeley Karsten, Judd Hirsch e Mateo Zoryon Francis-DeFord no elenco, The Fabelmans é considerado o filme mais pessoal de Steven Spielberg até agora por ser baseado na sua paixão de infância e na dinâmica familiar que encontrou seu caminho em seu trabalho. Na trama, crescendo no Arizona da era pós Segunda Guerra Mundial, um jovem chamado Sammy Fabelman descobre um segredo de família e explora como o poder dos filmes pode ajudá-lo a enxergar a verdade.

Apresentado pela Shawn Mendes Foundation, o Prêmio Changemaker é concedido a um cineasta emergente cujo filme aborda questões de mudança social; o vencedor é escolhido por um grupo de jovens cinéfilos. Enquanto isso, a Canada Goose abraça a diversidade em todas as suas formas e definições, incluindo técnica e paixão que transporta a narrativa para a tela, e apresenta o Prêmio Amplify Voices aos três melhores filmes de cineastas sub-representados.

Entre os filmes desta edição, o cinema brasileiro marcou presença com alguns títulos, entre eles: Miúcha, a Voz da Bossa Nova, de Daniel Zarvos e Liliane Mutti, na mostra TIFF Docs; Mato Seco em Chamas, de Adirley Queirós e Joana Pimenta, uma coprodução entre Brasil e Portugal, na mostra Wavelengths; e Carvão, primeiro longa-metragem de Carolina Markowicz, na mostra Platform. Além disso, no júri do Prêmio FIPRESCI, formado por membros da Federação Internacional de Críticos de Cinema, o Brasil foi representado pelo crítico Márcio Sallem, do Cinema com Crítica.

Entre os documentários, Maya and the Wave, dirigido por Stephanie Johnes, ficou em segundo lugar no voto do público. O filme acompanha a surfista brasileira campeã mundial Maya Gabeira, que luta contra ondas monstruosas e contra o chauvinismo no campo do surf competitivo. Além disso, a trama segue a atleta em busca de quebrar um recorde mundial na cidade portuguesa de Nazaré, conhecida por suas ondas grandes. A cineasta acompanha Maya ao longo de vários anos enquanto ela persevera em meio a contratempos, lesões e uma experiência de quase morte para perseguir seu objetivo. O filme ganha uma intimidade com Maya e sua família: a força de sua mãe, a estilista Yamê Reis, e seu pai, Fernando Gabeira.

Neste ano, nomes importantes foram homenageados no Festival de Toronto: o ator Brendan Fraser recebeu o TIFF Tribute Award for Performance por seu trabalho em The Whale, de Darren Aronofsky; o cineasta Sam Mendes recebeu o TIFF Ebert Director Award; o elenco de My Policeman, filme dirigido por Michael Grandage, foi consagrado com o TIFF Tribute Award for Performance; a compositora islandesa Hildur Guðnadóttir foi homenageada com o TIFF Variety Artisan Award; a cineasta Sally El Hosaini foi honrada com o TIFF Emerging Talent Award; a atriz Michelle Yeoh recebeu o TIFF Share Her Journey Groundbreaker Award; e a cantora canadense Buffy Sainte-Marie foi honrada com o Jeff Skoll Award in Impact Media.

Em comunicado oficial, Cameron Bailey, CEO do TIFF, disse: “2022 trouxe uma seleção excepcional de filmes que animaram o público do festival em todo o mundo. Nossa programação apresentou autores amados ao lado de novas vozes no cinema, incluindo várias mulheres poderosas. O TIFF recebeu convidados, imprensa, indústria, estrelas internacionais e diretores de volta à cidade e aos cinemas. A ampla gama de narrativas cinematográficas de todo o mundo é uma prova da singularidade dos filmes que estão sendo feitos. Estamos muito gratos e orgulhosos do festival deste ano”.

Confira a lista completa com os vencedores do Festival de Toronto 2022:

MELHOR FILME | People’s Choice Award
The Fabelmans, de Steven Spielberg (EUA)
2º lugar: Women Talking, de Sarah Polley (EUA)
3º lugar: Glass Onion: Um Mistério Knives Out, de Rian Johnson (EUA)

MELHOR DOCUMENTÁRIO | People’s Choice Documentary Award
Black Ice, de Hubert Davis (Canadá)
2º lugar: Maya and the Wave, de Stephanie Johnes (EUA)
3º lugar: 752 Is Not A Number, de Babak Payami (Canadá)

PRÊMIO MOSTRA MIDNIGHT MADNESS | People’s Choice Award
Weird: The Al Yankovic Story, de Eric Appel (EUA)
2º lugar: Pearl, de Ti West (EUA)
3º lugar: The Blackening, de Tim Story (EUA)

PRÊMIO MOSTRA PLATFORM
Júri: Patricia Rozema, Iram Haq e Chaitanya Tamhane
Melhor Filme: Riceboy Sleeps, de Anthony Shim (Canadá)

PRÊMIO CHANGEMAKER | Shawn Mendes Foundation
Something You Said Last Night, de Luis De Filippis (Canadá/Suíça)

PRÊMIO AMPLIFY VOICES
Júri Canadense: Ann Marie Fleming, Anne Émond e Nathan Morlando
Melhor Filme Canadense: To Kill a Tiger, de Nisha Pahuja
Menção Especial
: Viking, de Stéphane Lafleur
Júri BIPOC: Albert Shin, Jennifer Holness e Luisa Alvarez Restrepo
Melhor Filme: Leonor Will Never Die, de Martika Ramirez Escobar (Filipinas) e While We Watched, de Vinay Shukla (Reino Unido)
Menção Especial: Buffy Sainte-Marie: Carry It On, de Madison Thomas (Canadá)

PRÊMIO IMDbPro | CURTA-METRAGEM
Júri: Lisa Haller, Sally Lee e Thyrone Tommy
Melhor Filme: Snow in September (9-р Сарын Цас), de Lkhagvadulam (Dulmaa) Purev-Ochir (Mongólia/França)
Menção Honrosa: Airhostess-737, de Thanasis Neofotistos (Grécia)
Melhor Filme Canadense: Simo (سيمو), de Aziz Zoromba
Menção Honrosa: Same Old, de Lloyd Lee Choi
IMDbPro Short Cuts Share Her Journey Award: Nanitic, de Carol Nguyen (Canadá)

PRÊMIO FIPRESCI
Júri: Andrea Crozzoli, Andrew Kendall, Márcio Sallem (Brasil), Marriska Fernandes e Max Borg
A Gaza Weekend, de Basil Khalil (Reino Unido/Palestina)

PRÊMIO NETPAC
Júri: Dr. Ida Yoshinaga e Diana Ashimova
Sweet As, de Jub Clerc (Austrália)

*Clique aqui e confira a lista com as justificativas dos júris.

Foto: Universal Studios/Amblin Entertainment.

Comentários