A quarta edição do Curta na Serra – Festival de Cinema ao Ar Livre, agora em caráter competitivo, promoverá três dias de programação gratuita e aberta ao público entre os dias 9 e 11 de dezembro em Serra Negra, distrito de Bezerros, Agreste pernambucano.
Mantendo o curta-metragem como cerne da proposta curatorial, e contemplando produções audiovisuais de todo o país, o festival irá premiar filmes nas categorias nacional, pernambucana e videoclipe. As inscrições para o IV Curta na Serra podem ser realizadas até 5 de novembro, por meio do regulamento e do formulário disponível no site oficial: clique aqui.
De acordo com o cineasta Marlom Meirelles, idealizador e produtor executivo do festival, o Curta na Serra inova ao transformar a Serra Negra em uma sala de cinema ao ar livre, com a proposta de ampliar as experiências culturais fora da capital pernambucana: “A quarta edição do Curta na Serra continua a preencher uma lacuna no campo da difusão na região do Agreste e inova ao proporcionar uma rica experiência de caráter multicultural (cinema, música, gastronomia, artes plásticas e artesanato), tudo isso em conexão com a natureza”.
A curadoria desta edição será realizada pelo crítico Vitor Búrigo, do CINEVITOR e membro da Abraccine, Associação Brasileira de Críticos de Cinema, que terá como objetivo expandir os olhares para a produção cinematográfica nacional em um recorte que estabeleça o diálogo com o público da região. Serão selecionados filmes de até 20 minutos de duração e indicação livre, contemplando diversos formatos: animação, documentário, ficção, experimental e videoclipe.
Visando fortalecer a construção da identidade cultural da sociedade, através do acesso ao cinema e do estímulo à realização de novos filmes, mostras e festivais independentes em todas as regiões do Estado, o IV Curta na Serra promove ainda ações de formação e fomento em sua programação.
O estímulo à participação de realizadores e produtores, sobretudo da região, acontecerá por meio de debates após as sessões e de duas mesas de diálogos: uma nova edição da Roda de Diálogos Interiorização e Visibilidade com produtores de mostras e festivais do interior, com a finalidade de gerar uma manutenção dos debates iniciados na primeira edição; e a Roda de Realizadores para abordar os caminhos da produção audiovisual no interior do Estado. Estas duas ações têm como objetivo fortalecer a rede de networking entre os atores das cadeias produtivas das diferentes regiões de desenvolvimento do Estado.
O segmento de formação também será contemplado com duas atividades: a Oficina de Produção Executiva, ministrada por Alexandre Soares, que é idealizador do Curta Taquary; e a Oficina de Crítica Cinematográfica, facilitada por Edvaldo Santos, realizador do Festival de Cinema de Caruaru, ambos eventos parceiros que acontecem no Agreste do Estado. Com carga horária de 9 horas/aula e sem taxas de adesão, as ações beneficiarão produtores culturais e amantes do cinema de toda a região.
Por ser um evento localizado na zona rural do município de Bezerros, abrangendo reservas remanescentes de Mata Atlântica, a produção do Curta na Serra traz como um dos pilares do evento o cuidado pela preservação e a consciência ecológica de seu público-alvo, composto tanto por pessoas nativas, como também de turistas que frequentam o local. Nesse intuito, o festival contará ainda com uma ação de contrapartida social no Parque Ecológico da Serra Negra, com um mutirão de limpeza em todo o seu entorno, nas trilhas e principais pontos do parque.
Como uma das formas de alargar essa vivência, músicos e artistas serão convidados a se apresentarem durante os dias de evento, criando um ambiente artístico plural e movimentando o distrito da Serra Negra, sob a égide da cultura e do cinema nacional.
Foto: Divulgação/Eixo Audiovisual.