Curta Caicó: quinta edição começa com o Kurta na Kombi, projeto de cinema de rua itinerante

por: Cinevitor
O público marcou presença no primeiro dia do evento

A quinta edição do Curta Caicó, realizado no interior do Rio Grande do Norte e que vem se consolidando como uma importante vitrine de exibição e fomento ao cinema nacional, começou nesta segunda-feira, 03/10, no Arco do Triunfo, no centro da cidade.

Na cerimônia de abertura, apresentada por Ana Célia Gomes, o diretor do Curta Caicó, Raildon Lucena, agradeceu a presença do público e falou da importância do evento: “Nós fazemos o festival desde 2018 como um ato de resistência porque sabemos da importância da cultura e da arte”.

Uma das atrações desta edição é o Kurta na Kombi, projeto de cinema de rua itinerante que realiza mostras de filmes em um veículo Kombi, apelidado de Maria Kombita, adaptado com estrutura e equipamentos de projeção, o que possibilita mobilidade para contemplar diferentes territórios. O objetivo é contribuir para a democratização do acesso, circulação e difusão do cinema brasileiro e potiguar.

Idealizado pelos produtores culturais Marcelle J. Silva e Luiz Paulo Umara, o Kurta na Kombi abriu as exibições desta edição em frente ao Arco do Triunfo, que fica ao lado da Catedral Sant’Ana: “Com esse projeto, vamos estimular a formação de público em vários cantos da zona urbana e rural de Caicó. Vamos exibir filmes que dialoguem com essas realidades e que tragam momentos de entretenimento e reflexão para o público”, destacou Raildon.

Cinema na Kombi: sucesso de público em Caicó

A programação do primeiro dia começou com os curtas-metragens: Sideral, de Carlos Segundo, que já recebeu diversos prêmios e disputou a Palma de Ouro no Festival de Cannes; Dionísia, poema além da floresta, de Nilson Eloy, que conta com Titina Medeiros no elenco; a comédia A Pizza, de Fábio DeSilva; e Nem Todas as Manhãs são Iguais, de Fabi Melo, com Maria Alice Santos e Nanego Lira. Nos dias seguintes, o Kurta na Kombi desembarcará no Distrito Palma e na comunidade da zona rural, bairro Frei Damião.

O festival também levará mostras de filmes para o Sesc Seridó, universidades locais e também para o cinema da cidade, o Cineland. Todas as sessões são gratuitas e o público também poderá conferir a programação do festival em sessões via streaming e votar em seus preferidos.

Para esta edição, o evento recebeu 813 inscrições de todo o país. Ao todo, serão exibidos 82 filmes que irão compor as diversas mostras do festival, entre as quais a Nacional, Potiguar, Seridó e Nordeste. O festival também contará com mostras paralelas temáticas que homenageiam antigos cinemas de Caicó: Cine Alvorada (curtas fantásticos e futuristas), Cine Pax (diversidade), Cine Rio Branco (infantojuvenil) e Cine São Francisco (filmes universitários); outras mostras especiais compõem o restante da programação.

*O CINEVITOR está em Caicó e você acompanha a cobertura do evento por aqui e pelas redes sociais: Twitter, Facebook e Instagram.

Fotos: Anny Isabely.

Comentários