Depois de passar pela mostra Panorama do Festival de Berlim e conquistar o terceiro lugar em votação popular, Fogaréu, dirigido por Flávia Neves, fez sua estreia na 46ª edição da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo na sexta-feira, 21/10, no CineSesc.
Na trama, a jovem Fernanda, interpretada por Bárbara Colen, retorna para casa após a morte de sua mãe adotiva. O processo de volta ao lar é marcado por questionamentos sobre o seu próprio passado e pela descoberta de raízes. Situado em Goiás Velho, antiga capital goiana, o filme utiliza de elementos que estão entre o real e o fantástico. Ao mesmo tempo, coloca em contraste o passado colonial da cidade e a atual modernidade do agronegócio.
Fogaréu marca a estreia de Flávia na direção de um longa-metragem e é baseado em uma história pessoal da cineasta. A goiana, que já havia dirigido a série Amanajé, o Mensageiro do Futuro e o curta Liberdade, agora trabalha no desenvolvimento de seu segundo filme, Tempo de Poder, com apoio do Ibermedia.
O longa, que também passou pelo Festival do Rio e rendeu o prêmio de melhor ator coadjuvante para Timothy Wilson, conta com produção da Bananeira Filmes, de Vania Catani, e da MyMama Entertainment. Com fotografia de Luciana Basseggio e montagem de Will Domingos e Waldir Xavier, o filme também traz Melanie Dimantas no roteiro, em conjunto com Flávia. Tarcila Jacob e Elaine Azevedo e Silva assinam a produção executiva; a distribuição é da ArtHouse. O elenco conta também com Nena Inoue, Eucir de Souza, Fernanda Vianna, Vilminha Chaves, Kelly Crifer, Fernanda Pimenta, Allan Jacinto Santana, Samantha Maneschi e Typyire Ãwa.
Equipe presente no CineSesc
A primeira exibição do filme na Mostra de São Paulo contou com a presença da diretora e também de alguns integrantes da equipe, como: Vania Catani e Mayra Faour Auad, produtoras; Samantha Maneschi, atriz; e Waldir Xavier, montador e editor de som.
Antes da sessão, a equipe apresentou o longa: “Esse filme foi feito com um esforço muito grande e não existiria sem muitas pessoas, como uma equipe dedicada e um elenco incrível. É muita felicidade ver esse cinema cheio, nessa sala que eu amo. Estou muito feliz por estar na Mostra. Desde que comecei minha carreira como produtora, sempre tive filme para exibir aqui. Espero que, apesar desse momento tenso que estamos passando, possamos continuar participando da Mostra com novos projetos”, disse a produtora Vania Catani, da Bananeira Filmes.
Vania também falou do início do projeto: “A Flávia bateu na porta da minha produtora e falou que tinha uma ideia que só eu poderia ajudar a produzir. Eu achei atrevida e gostei. Gosto de gente corajosa, atrevida e sem-vergonha. Eu li e fiquei muito tocada com a história porque, realmente, é muito impressionante. Me senti obrigada a fazer esse filme”.
Para finalizar, a diretora falou: “É um filme sobre um lugar, sobre mim e sobre minha família. É também, infelizmente, sobre o Brasil atual. Inicialmente não era sobre o Brasil de hoje, mas, na verdade, a gente não conhece o nosso país. Por isso, acabou que o filme se revelou muito contemporâneo”.
Fogaréu, que integra a Mostra Brasil, terá mais uma exibição na 46ª Mostra de São Paulo: terça-feira, 25/10, às 15h, na Cinemateca Brasileira.
Fotos: Divulgação/ArtHouse e Vitor Búrigo.