Foi divulgada nesta quarta-feira, 11/01, a lista completa com os indicados ao 75º DGA Awards, prêmio organizado pelo Sindicato dos Diretores da América, Directors Guild of America, que elege os melhores diretores e diretoras da TV e do cinema desde 1948.
Em comunicado oficial, Lesli Linka Glatter, presidente do Sindicato, disse: “O trabalho reconhecido este ano representa o incrível poder do cinema nas mãos desses talentosos diretores para contar histórias profundamente comoventes que afetam profundamente todos nós. O reconhecimento de nossos colegas em nosso processo criativo altamente colaborativo mostra o coração e a alma no cerne desses filmes. Com isso, parabenizamos os indicados por suas histórias poderosas e contadas de forma brilhante”.
Neste ano, vale destacar a presença da cineasta croata Antoneta Alamat Kusijanović na categoria de melhor direção estreante em longa-metragem com Murina, uma coprodução entre Croácia, Brasil, Estados Unidos e Eslovênia. O filme, premiado no Festival de Cannes, traz os brasileiros Rodrigo Teixeira e Lourenço Sant’ Anna, da RT Features, na produção, além de Martin Scorsese. Os vencedores do DGA Awards 2022 serão anunciados no dia 18 de fevereiro.
Nas categorias televisivas, destacam-se: Tim Burton, por Wandinha; Ben Stiller, por Ruptura; Jason Bateman, por Ozark; Sam Levinson, por Euphoria; Mike White, por The White Lotus; Deborah Chow, por Obi-Wan Kenobi; entre outros.
Além dos indicados, os homenageados desta 75ª edição também foram revelados: o diretor televisivo Robert A. Fishman receberá o Lifetime Achievement Award; Mark Hansson, primeiro assistente de direção de séries como Animal Kingdom, Cara Gente Branca e Lúcifer, será homenageado com o Frank Capra Achievement Award; e Valdez Flagg, gerente de palco, será honrado com o Franklin J. Schaffner Achievement Award.
Conheça os indicados ao 75º Directors Guild of America Awards nas categorias de cinema:
MELHOR DIREÇÃO | LONGA-METRAGEM
Daniel Kwan e Daniel Scheinert, por Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo
Joseph Kosinski, por Top Gun: Maverick
Martin McDonagh, por Os Banshees de Inisherin
Steven Spielberg, por Os Fabelmans
Todd Field, por Tár
MELHOR DIREÇÃO ESTREANTE | LONGA-METRAGEM
Alice Diop, por Saint Omer
Antoneta Alamat Kusijanović, por Murina
Audrey Diwan, por O Acontecimento
Charlotte Wells, por Aftersun
John Patton Ford, por Emily the Criminal
MELHOR DIREÇÃO | DOCUMENTÁRIO
Daniel Roher, por Navalny
Laura Poitras, por All the Beauty and the Bloodshed
Matthew Heineman, por Afeganistão: A Retirada
Sara Dosa, por Vulcões: A Tragédia de Katia e Maurice Krafft
Shaunak Sen, por All That Breathes
MELHOR DIREÇÃO | FILME PARA TV OU MINISSÉRIE
Deborah Chow, por Obi-Wan Kenobi
Eric Appel, por Weird: The Al Yankovic Story
Helen Shaver, por Estação Onze (episódio: Who’s There?)
Jeremy Podeswa, por Estação Onze (episódio: Unbroken Circle)
Tom Verica, por Inventando Anna (episódio: The Devil Wore Anna)
Foto: Mario Topić.