Deborah Secco no filme Boa Sorte: um dos papéis mais importantes de sua carreira.
Entre os mais de 300 filmes que serão exibidos durante a 38ª edição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, 35 produções brasileiras se destacam na Mostra Brasil.
Na lista, muitos longas já premiados, este ano, em diversos festivais: A Despedida, vencedor de quatro prêmios no Festival de Gramado; A História da Eternidade, grande vencedor do VI Paulínia Film Festival; A Luneta do Tempo, primeiro filme dirigido pelo cantor Alceu Valença, também premiado em Gramado; Branco Sai. Preto Fica, escolhido o melhor filme do Festival de Brasília de Cinema Brasileiro; Casa Grande e Sangue Azul, premiados no Festival do Rio; Infância, de Domingos Oliveira, vencedor de quatro prêmios em Gramado; Ventos de Agosto, dirigido pelo pernambucano Gabriel Mascaro e premiado em Brasília; entre outros.
Irandhir Santos e Matheus Fagundes em cena do filme Ausência.
Na sexta-feira, 17/10, o longa brasileiro Ausência, que recebeu o Prêmio Especial do Júri e venceu na categoria de melhor ator, por Matheus Fagundes, no Festival do Rio deste ano, foi exibido em uma sessão especial, com a presença de alguns integrantes da equipe e do elenco. O filme conta a história de um garoto de quinze anos que precisa cuidar do irmão mais novo e da mãe alcoólatra. Sem a presença do pai, ele acaba encontrando no professor Ney, interpretado por Irandhir Santos, a figura paterna de que tanto sente falta.
O diretor Chico Teixeira falou com o CINEVITOR antes da exibição do filme: “A Mostra é muito importante pra mim porque é uma vitrine muito grande. É um empurrão para o meu filme e estou muito feliz em vê-lo aqui”.
Equipe do filme Ausência antes da exibição.
Outro destaque nacional da Mostra é o longa Boa Sorte, dirigido por Carolina Jabor. O filme, que é uma adaptação do conto Frontal com Fanta, de Jorge Furtado, se passa em uma clínica para dependentes químicos e mostra o envolvimento entre Judite (Deborah Secco), uma jovem soropositiva, e João (João Pedro Zappa), um garoto viciado em um remédio ansiolítico.
Boa Sorte foi exibido pela primeira vez na Mostra na noite de sábado, 18/10, no Cine Livraria Cultura. Ao final da sessão, a protagonista Deborah Secco, muito emocionada, falou com o CINEVITOR: “Poder contar essa história para as pessoas é muito emocionante. Ainda mais na Mostra! Passei anos vindo aqui para ver colegas e seus filmes, e agora, estar aqui, é melhor do que qualquer sonho porque é real. Tudo que eu almejei como atriz aconteceu”.
Equipe reunida: Pedro Furtado, um dos roteiristas, Deborah Secco, João Pedro Zappa e a diretora Carolina Jabor.
Para saber as datas, os horários e os locais de exibição de todos os filmes da 38ª edição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, clique aqui.
Fotos: Divulgação e Vitor Búrigo.