Conheça os indicados ao César 2023, o Oscar francês

por: Cinevitor
Louis Garrel e Noémie Merlant em L’innocent: onze indicações

A Academia de Artes e Técnicas do Cinema, Académie des Arts et Techniques du Cinéma, anunciou nesta quarta-feira, 25/01, os indicados ao prêmio César 2023, conhecido como o Oscar francês.

A comédia L’innocent, dirigida por Louis Garrel, lidera a lista com onze indicações, entre elas, melhor filme e melhor direção; o drama policial La nuit du 12, de Dominik Moll, aparece na sequência com dez indicações.

Os vencedores da 48ª edição serão anunciados no dia 24 de fevereiro, no Olympia, em Paris, em cerimônia apresentada pelo ator Tahar Rahim. O consagrado cineasta David Fincher, premiado em 2011 na categoria de melhor filme estrangeiro por A Rede Social, será homenageado com o César Honorário.

Conheça os indicados ao César 2023:

MELHOR FILME
L’innocent
La nuit du 12
Les Amandiers
O Próximo Passo
Pacifiction: Tourment sur les îles

MELHOR DIREÇÃO
Albert Serra, por Pacifiction: Tourment sur les îles
Cédric Jimenez, por Novembre
Cédric Klapisch, por O Próximo Passo
Dominik Moll, por La nuit du 12
Louis Garrel, por L’innocent

MELHOR ATRIZ
Adèle Exarchopoulos, por Bem-Vindos à Bordo
Fanny Ardant, por Os Jovens Amantes
Juliette Binoche, por Ouistreham: Entre Dois Mundos
Laure Calamy, por Contratempos
Virginie Efira, por Revoir Paris

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Anaïs Demoustier, por Novembre
Anouk Grinberg, por L’innocent
Judith Chemla, por Le sixième enfant
Lyna Khoudri, por Novembre
Noémie Merlant, por L’innocent

MELHOR ATOR
Benoît Magimel, por Pacifiction: Tourment sur les îles
Denis Menochet, por Peter von Kant
Jean Dujardin, por Novembre
Louis Garrel, por L’innocent
Vincent Macaigne, por Chronique d’une liaison passagère

MELHOR ATOR COADJUVANTE
Bouli Lanners, por La nuit du 12
Francois Civil, por O Próximo Passo
Micha Lescot, por Les Amandiers
Pio Marmaï, por O Próximo Passo
Roschdy Zem, por L’innocent

ATRIZ REVELAÇÃO
Guslagie Malanda, por Saint Omer
Mallory Wanecque, por Os Piores
Marion Barbeau, por O Próximo Passo
Nadia Tereszkiewicz, por Les Amandiers
Rebecca Marder, por A Garota Radiante

ATOR REVELAÇÃO
Aliocha Reinert, por Petite Nature
Bastien Bouillon, por La nuit du 12
Dimitri Doré, por Bruno Reidal, confession d’un meurtrier
Paul Kircher, por Le Lycéen
Stefan Crepon, por Peter Von Kant

MELHOR ROTEIRO ORIGINAL
Contratempos, escrito por Éric Gravel
L’innocent, escrito por Louis Garrel, Tanguy Viel e Naïla Guiguet
Les Amandiers, escrito por Valeria Bruni Tedeschi, Noémie Lvovsky e Agnès de Sacy
O Próximo Passo, escrito por Cédric Klapisch e Santiago Amigorena
Saint Omer, escrito por Alice Diop, Amrita David e Marie Ndiaye

MELHOR ROTEIRO ADAPTADO
Coupez!, escrito por Michel Hazanavicius
Enquête sur un scandale d’état, escrito por Thierry de Peretti e Jeanne Aptekman
La nuit du 12, escrito por Gilles Marchand e Dominik Moll

MELHOR DOCUMENTÁRIO
Allons enfants, de Thierry Demaizière e Alban Teurlai
Jane par Charlotte, de Charlotte Gainsbourg
Le chêne, de Laurent Charbonnier e Michel Seydoux
Os Anos do Super 8, de Annie Ernaux e David Ernaux-Briot
Retour à Reims (Fragments), de Jean-Gabriel Périot

MELHOR FILME ESTRANGEIRO
As Bestas, de Rodrigo Sorogoyen (Espanha/França)
Close, de Lukas Dhont (Bélgica/França/Holanda)
EO, de Jerzy Skolimowski (Polônia/Itália)
Garoto dos Céus, de Tarik Saleh (Suécia/França/Finlândia/Dinamarca)
Triângulo da Tristeza, de Ruben Östlund (Suécia)

MELHOR FILME DE ANIMAÇÃO
Ernest et Célestine: Le voyage en Charabie, de Julien Chheng e Jean-Christophe Roger
Le petit Nicolas: Qu’est-ce qu’on attend pour être heureux?, de Amandine Fredon e Benjamin Massoubre
Ma famille afghane, de Michaela Pavlátová

MELHOR FILME DE ESTREIA
Bruno Reidal, confession d’un meurtrier, de Vincent Le Port
Falcon Lake, de Charlotte Le Bon
Le sixième enfant, de Léopold Legrand
Os Piores, de Lise Akoka e Romane Gueret
Saint Omer, de Alice Diop

MELHOR FOTOGRAFIA
La nuit du 12, por Patrick Ghiringhelli
Les Amandiers, por Julien Poupard
O Próximo Passo, por Alexis Kavyrchine
Pacifiction: Tourment sur les îles, por Artur Tort
Saint Omer, por Claire Mathon

MELHOR EDIÇÃO
Contratempos, por Mathilde Van de Moortel
L’innocent, por Pierre Deschamps
La nuit du 12, por Laurent Rouan
Novembre, por Laure Gardette
O Próximo Passo, por Anne-Sophie Bion

MELHOR FIGURINO
Couleurs de l’incendie, por Pierre-Jean Larroque
Esperando Bojangles, por Emmanuelle Youchnovski
L’innocent, por Corinne Bruand
Les Amandiers, por Caroline de Vivaise
Pacifiction: Tourment sur les îles, por Praxedes de Vilallonga
Simone, le Voyage du Siècle, por Gigi Lepage

MELHOR DESIGN DE PRODUÇÃO
Couleurs de l’incendie, por Sebastian Birchler
La nuit du 12, por Michel Barthélémy
Les Amandiers, por Emmanuelle Duplay
Pacifiction: Tourment sur les îles, por Sebastian Vogler
Simone, le Voyage du Siècle, por Christian Marti

MELHOR TRILHA SONORA ORIGINAL
Contratempos, por Irène Drésel
Coupez!, por Alexandre Desplat
L’innocent, por Grégoire Hetzel
La nuit du 12, por Olivier Marguerit
Noites de Paris, por Anton Sanko
Pacifiction: Tourment sur les îles, por Marc Verdaguer e Joe Robinson

MELHOR SOM
L’innocent, por Laurent Benaïm, Alexis Meynet e Olivier Guillaume
La nuit du 12, por François Maurel, Olivier Mortier e Luc Thomas
Novembre, por Cédric Deloche, Alexis Place, Gwennolé Le Borgne e Marc Doisne
O Próximo Passo, por Cyril Moisson, Nicolas Moreau e Cyril Holtz
Pacifiction: Tourment sur les îles, por Jordi Ribas, Benjamin Laurent e Bruno Tarrière

MELHORES EFEITOS VISUAIS
Fumer fait tousser, por Sébastien Rame
Les Cinq Diables, por Guillaume Marien
Notre-Dame em Chamas, por Laurens Ehrmann
Novembre, por Mikaël Tanguy
Pacifiction: Tourment sur les îles, por Marco del Bianco

MELHOR CURTA-METRAGEM | FICÇÃO
Haut Les Cœurs, de Adrian Moyse Dullin
Le roi David, de Lila Pinell
Les vertueuses, de Stéphanie Halfon
Partir un jour, de Amélie Bonnin

MELHOR CURTA-METRAGEM | ANIMAÇÃO
Câline, de Margot Reumont
La vie sexuelle de mamie, de Urška Djukić e Émilie Pigeard
Noir-soleil, de Marie Larrivé

MELHOR CURTA-METRAGEM | DOCUMENTÁRIO
Churchill, Polar Bear Town, de Annabelle Amoros
Écoutez le battement de nos images, de Audrey Jean-Baptiste e Maxime Jean-Baptiste
Maria Schneider, 1983, de Elisabeth Subrin

Foto: Divulgação.

Comentários