A GLAAD, Gay & Lesbian Alliance Against Defamation, é uma ONG americana que monitora publicações relacionadas ao público LGBTQIA+ na mídia. Foi fundada em novembro de 1985 por jornalistas e escritores em resposta à uma cobertura sensacionalista do New York Post sobre a epidemia da AIDS.
Desde 1990 realiza uma premiação, conhecida como GLAAD Media Awards, que reconhece e homenageia os meios de comunicação e artistas por suas representações justas, precisas e inclusivas na comunidade LGBTQIA+ e os problemas que afetam sua vidas. O evento já se tornou a premiação anual LGBTQ mais visível do mundo, com mensagens poderosas de aceitação para o público global.
Para sua 34ª edição, o anúncio dos indicados foi realizado virtualmente e apresentado por Salina EsTitties e Sasha Colby, estrelas do reality RuPaul’s Drag Race. Os vencedores serão revelados em duas cerimônias: primeiro no dia 30 de março, em Los Angeles; e depois, no dia 13 de maio, em Nova York.
Em comunicado oficial, Sarah Kate Ellis, presidente e CEO da GLAAD, disse: “Com a violência, a legislação prejudicial, a falsa retórica e outros ataques à comunidade LGBTQ, é mais crucial do que nunca que nossa comunidade permaneça visível e incluída nas histórias que o mundo vê no cinema, televisão, música, jornalismo e outras formas de mídia. Este ano, temos mais indicados do que nunca para representar projetos imensamente impactantes que entretêm, educam e aumentam a aceitação de pessoas LGBTQ. De novas histórias que desmascaram mentiras sobre jovens transgêneros a programas infantis e familiares que permitem que todas as famílias sejam representadas, os indicados deste ano são amados pelo público e estão criando mudanças reais”.
Entre os indicados desta edição, o Brasil ganha destaque com a série Manhãs de Setembro, criada por Josefina Trotta, protagonizada por Liniker e exibida na Amazon Prime Video, na categoria de melhor série dramática; e com a cantora Anitta na categoria de melhor artista musical com o álbum Versions of Me, que está na disputa com: Betty Who, Demi Lovato, Fletcher, Hayley Kiyoko, Honey Dijon, Kim Petras, MUNA, Orville Peck e Rina Sawayama.
Produzida por Andrea Barata Ribeiro e Bel Berlinck, da O2 Filmes, a segunda temporada de Manhãs de Setembro retrata os desdobramentos da vida de Cassandra, interpretada por Liniker, após a chegada de Gersinho, papel de Gustavo Coelho. Sua vida virou de cabeça para baixo e a sensação de descontrole vai se aprofundar. O reencontro com o pai Lourenço, vivido por Seu Jorge, depois de dez anos, a abala profundamente. Gersinho e Ruth (Samantha Schmütz), companheira de Lourenço, vão ser fundamentais para reconstruir a ponte entre Cassandra e o pai. Além disso, Ruth provocará Leide, papel de Karine Teles, a buscar mais oportunidades para além da maternidade. A relação de Cassandra com Ivaldo, interpretado por Thomás Aquino, já não é a mesma e os apertos econômicos que colocam em risco a quitinete levam a nossa protagonista ao seu limite.
O elenco de Manhãs de Setembro conta ainda com Gero Camilo, Paulo Miklos, Clodd Dias, Isabela Ordoñez, Clebia Sousa, Inara dos Santos, Elisa Lucinda, Linn da Quebrada, Divina Nubia e Danna Lisboa. Assim como na primeira temporada, o roteiro é de Josefina Trotta, Alice Marcone e Marcelo Montenegro, com direção de Luis Pinheiro e Dainara Toffoli.
Manhãs de Setembro está na disputa com: 9-1-1: Lone Star, Chucky, Good Trouble, Gossip Girl, Grey’s Anatomy, The L Word: Geração Q, P-Valley, Star Trek: Discovery e The Umbrella Academy.
Conheça os indicados ao 34º GLAAD Media Awards nas categorias de cinema:
MELHOR FILME | GRANDE LANÇAMENTO
Lightyear
Mais que Amigos
Morte, Morte, Morte
Mundo Estranho
Não! Não Olhe!
O Pior Vizinho do Mundo
Pânico
Spoiler Alert
Tár
Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo
MELHOR FILME | LANÇAMENTO LIMITADO
As Nadadoras
Benediction
Death and Bowling
Firebird
Girl Picture
My Policeman
Neptune Frost
Os Amores Dela
The Inspection
Wendell & Wild
MELHOR DOCUMENTÁRIO
A Vida no Skate com Leo Baker
All the Beauty and the Bloodshed
Diários de Andy Warhol
Framing Agnes
Mama’s Boy
Maurice Hines: Bring Them Back
Mormon No More
Queer for Fear
Sirens
The Book of Queer
MELHOR FILME PARA TV OU STREAMING
A Christmas to Treasure
A Vida Depois
B-Boy Blues
Crush: Amor Colorido
Fire Island: Orgulho & Sedução
Justiceiras
The Holiday Sitter
Três Meses
Tudo é Possível
Wildhood: Busca pelas Raízes
*Clique aqui e confira a lista completa com os indicados em todas as categorias.
Foto: Divulgação/Amazon Studios.