Carta de Tiradentes 2023: documento com recomendações ao setor audiovisual é apresentado para o público

por: Cinevitor
Leitura da carta para o público

Depois de tempos difíceis para o audiovisual brasileiro, a 26ª edição da Mostra de Cinema de Tiradentes, inspirada pelos ventos que sopram na reaquecida democracia brasileira, realizou o primeiro Fórum de Tiradentes dentro da programação oficial; um fórum de reflexão, cooperação e apoio para reconstrução das políticas culturais.

O Fórum nasce de uma emergência democrática e criativa que, de tempos em tempos, é chave para definir um projeto político e estético para o cinema brasileiro. Esse encontro aglutina alguns dos movimentos e representações da sociedade civil, das empresas culturais e da gestão cultural que foram ativos na defesa do arcabouço institucional e das conquistas históricas do audiovisual. Incorpora vozes de atores não necessariamente uníssonos que estão no front da produção, da distribuição, da exibição, da preservação de nosso patrimônio; da universidade, do terceiro setor e da crítica cinematográfica.

Uma plataforma abrangente e diversa que pode contribuir para uma carta de navegação das políticas culturais federais, estaduais e municipais. Para que a retomada democrática do país e a conquista de um lugar central do audiovisual nesse processo venham acompanhadas de uma maturidade política e social, sem a qual os avanços institucionais, quando ocorrem, não se sedimentam.

Os trabalhos do Fórum de Tiradentes resultaram na Carta de Tiradentes, texto representativo das discussões, reflexões e plenárias. O documento foi lido e entregue ao público nesta quarta-feira, 25/01, no Cine-Teatro, e logo será enviado ao Ministério da Cultura, Ancine, órgãos e entidades representativas do setor audiovisual.

A Carta de Tiradentes é uma das metas de trabalho do Fórum de Tiradentes e contempla o conjunto de contribuições e recomendações resultantes no processo de realização do Fórum; é um documento de balizamento geral elaborado de maneira coletiva e transversal. Os coordenadores executivos do Fórum de Tiradentes foram Alfredo Manevy, Mário Borgneth e Raquel Hallak.

Ativo desde novembro de 2022, o Fórum de Tiradentes promoveu suas reuniões presenciais durante a Mostra de Tiradentes, desde o último sábado. Na segunda-feira, 23/01, foi realizada uma Plenária Aberta para apresentação pública das sínteses dos relatórios dos cinco GTs do Fórum de Tiradentes: Formação, Produção, Distribuição, Exibição/Difusão e Preservação.

*Clique aqui e leia a Carta de Tiradentes 2023 completa.

Foto: Leo Lara/Universo Produção.

Comentários