CINEVITOR Especial: Oscar 2023

por: Cinevitor
Cate Blanchett: indicada na categoria de melhor atriz por Tár

A 95ª edição do Oscar acontecerá no dia 12 de março no Dolby Theatre, em Hollywood, com apresentação do comediante Jimmy Kimmel, que assume a função pela terceira vez.

Para entrar no clima da premiação, o CINEVITOR lança um aquecimento para o grande evento do cinema mundial: o Especial Oscar 2023. Em dois programas, Vitor Búrigo recebe convidados ilustres para comentar os indicados, favoritos, rejeitados e surpresas desta edição.

Nesta primeira parte, o crítico de cinema Francisco Carbone, do site Cenas de Cinema, é o convidado especial. No vídeo, comenta sobre o sucesso de Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo, que lidera a lista com onze indicações; destaca as produções internacionais que estão na disputa, como Triângulo da Tristeza; relembra a participação do Brasil na premiação e a presença do curta-metragem Sideral, de Carlos Segundo, na shortlist; fala sobre diversidade na Academia e a ausência de mulheres na categoria de melhor direção; destaca nomes e títulos que ficaram de fora da lista, como Aftersun e Não! Não Olhe!; analisa algumas categorias e o favoritismo dos indicados; fala sobre a polêmica envolvendo a atriz Andrea Riseborough; entre outros tantos assuntos.

Além de Carbone, Simone Zuccolotto, do Canal Brasil, também participa desta primeira parte do Especial Oscar 2023 com suas análises sobre os possíveis vencedores; a crítica de cinema Kel Gomes, do Cinematório, também marca presença neste vídeo e lança sua torcida para Tár, de Todd Field, com Cate Blanchett como protagonista.

No segundo programa, Bruno Carmelo, crítico de cinema do site Meio Amargo, é o convidado especial. No vídeo, destaca a presença de sucessos de público entre os concorrentes, como por exemplo, Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo, que lidera a lista; comenta sobre as indicadas Michelle Yeoh e Cate Blanchett e também sobre a presença de Triângulo da Tristeza, Os Fabelmans e dos internacionais Nada de Novo no Front e Argentina, 1985; analisa as indicações de Elvis, de Baz Luhrmann, e as atuações de Austin Butler e Tom Hanks; relembra alguns filmes esquecidos pela Academia; e revela seus favoritos.

Além de Carmelo, Barbara Demerov, da VEJA São Paulo, também participa desta segunda parte do Especial Oscar 2023 com análises sobre seus favoritos e injustiçados; outra convidada é a cineasta Sabrina Fidalgo, que destaca seus preferidos, entre eles, Triângulo da Tristeza e Elvis.

Aperte o play e confira:

PARTE UM: com Francisco Carbone, Simone Zuccolotto e Kel Gomes

PARTE DOIS: com Bruno Carmelo, Barbara Demerov e Sabrina Fidalgo

Foto: Courtesy of Focus Features.

Comentários